sábado, 5 de junho de 2010

Desafio: 5 dias sem maquiagem!




Aqui na Inglaterra existe um programa de televisao chamado "Snog, Marry, Avoid", que na traducao para o portugues significaria "Ficar, Casar, Evitar". Este programa funciona como um inverso daqueles de transformacoes, como o Esquadrao da Moda do SBT. Ou seja, ao inves de produzir as participantes, eles tentam faze-las se produzir menos.

Um exemplo classico do tipo de participante deste programa e uma mulher que usa maquiagem pesada todos os dias, bronzeamento artificial, tem silicone nos peitos, unhas falsas e cabelos com extensao, alem de roupas provocantes. Enfim, a intencao do programa e promover a beleza natural e convence-las de que elas nao precisam disto tudo para serem bonitas e atraentes.

Da para notar que apesar de toda a pompa, a grande maioria destas participantes sao pessoas inseguras, que se escondem atras da maquiagem. Na hora que tem que limpar o rosto, da para notar o claro desconforto delas consigo mesmas.

Claro que as participantes deste programa ingles sao casos bastante extremos, mas depois de assistir alguns episodios, me questionei ate que ponto eu tambem nao me escondo atras da maquiagem, visto que uso-a todos os dias. Para tentar entender o papel que a maquiagem tem na minha vida, resolvi lancar um desafio e ficar 5 dias sem usa-la. Nestes dias o plano e so utilizar um protetor solar no rosto e nos labios. Nao vale nem batom!

Aqui vai um diario detalhado de como foi a saga:


Primeiro Dia - Acordei cedo e logo de cara ja me dei conta de que sem precisar aplicar maquiagem no rosto, acabei economizando 15 minutos na manha! O problema foi quando olhei o meu reflexo no vidro do trem e notei que minha pele parecia palida sem blush e meus olhos tinham olheiras visiveis. Resultado: cheguei adiantada no trabalho, mas sem muita vontade de viver.
Nenhuma das minhas colegas de trabalho fez algum comentario sobre a minha falta de maquiagem, o que me fez questionar ate que ponto a maquiagem realmente faz diferenca no look. Ou talvez elas so estivessem sendo delicadas, afinal ninguem quer perguntar se um caminhao passou por cima do seu rosto as 9 da manha.
No final do dia, estava cansada e evitando me olhar no espelho. Ao ir dormir, um momento de gloria: nao precisei ficar esfregando removedor de maquiagem para limpar a pele e somente um tonico ja a deixou refrescada!


Segundo Dia- Ja estou comecando a adorar estes 15 minutos a mais na minha manha e novamente chego cedo ao trabalho. Desta vez, ao inves de me achar feia estou comecando a ver qualidades no meu rosto: minha pele esta com uma aparencia saudavel. Mesmo assim nao consigo aceitar a falha que tenho em uma das sobrancelhas. Tambem sinto falta de usar alguns itens como blush ou mesmo um batonzinho na boca.
Conversei com as minhas colegas de trabalho sobre como elas se sentiriam se nao pudessem usar maquiagem no rosto. Todas concordaram que usam maquiagem quase que diariamente e que ficar sem seria quase uma tortura. Apesar disto, sao todas mulheres bonitas e com a pele boa!
No final do dia celebro novamente a facilidade de limpar o rosto sem maquiagem.

Terceiro Dia - Padre, confesso que pequei. Estava tudo indo bem, rosto totalmente maquiagem free durante o dia, ate que meu namorado me convidou para ir jantar na casa dele. Ai um dilema se infiltrou na minha mente: vou de cara limpa ou nao? Depois de muito pensar, passei um corretivo nas olheiras, um blush nas macas do rosto, um gloss nos labios e fui. Nem acho que estes 3 produtos fizeram assim uma grande diferenca no look, mas acho que a inseguranca falou mais alto. Ele nao fez absolutamente nenhum comentario sobre a minha falta de maquiagem.Talvez seja mesmo verdade o mito de que os homens nao reparam em detalhes!

Quarto Dia - Fui uma boa garota e passei o dia todo sem maquiagem. Fui ao supermercado, lavenderia, etc, completamente sem maquiagem e me sentindo por incrivel que pareca: bonita!
Talvez eu estivesse dando mesmo a maquiagem um valor maior do que ela mesmo tem. Claro que ela faz uma diferenca no look, mas seria mesmo essencial para o dia a dia?



Quinto Dia - O ultimo dia do desafio foi definitivamente o mais dificil de todos. Isto porque apesar de ter passado o dia todo em casa estudando, de noite tive um casamento para ir! Como ir a um casamento sem usar maquiagem? E praticamente ir contra uma regra social, pois todo mundo se arruma para ir a um casamento! Alem disso, as pessoas presentes tambem esperam que voce esteja arrumada e ir de cara lavada e quase uma afronta a ocasiao especial.
Nao adianta, tive que deixar o desafio de lado. Fiz uma maquiagem simples, mas com tudo o que tenho direito: delineador, rimmel, batom vermelho, primer, base, blush, iluminador, entre outros. E pude relembrar a delicia que e fazer toda aquela pompa com a maquiagem, pincel de um lado, espelho do outro, etc. Com a maquiagem feita uma versao mais poderosa minha surgiu.

Depois destes cinco dias, notei que a maquiagem tem um papel importante no meu dia a dia, mas que talvez ela esteja sendo sobrevalorizada. Descobri que nao ha necessidade de se usar todos os dias 7 itens no rosto e que muitas vezes ela acaba se tornando uma mascara para camuflar certas insegurancas.

Apesar disto, continuo gostando muito de maquiagem e nao deixarei de usa-la no dia a dia. Talvez so precise de moderacao, como se deve ter com tudo na vida.

E voce, leitora? Usa maquiagem todos os dias? Conseguiria viver sem?

89 comentários:

Loo disse...

MELHOR POST DOS ULTIMOS TEMPOS

Cíntia disse...

Parabéns pelo post! Muito interessante!!! Bju

Bia Henriques disse...

Larissa, por questões médicas, precisei ficar 50 dias sem nenhuma maquiagem, sem esmalte nas unhas, hidratante no corpo, tintura no cabelo... nem um gloss podia.
Tá certo que minha saúde estava em jogo, mas não posso deixar de dizer que foi uma tortura !
No dia que fui liberada, a primeira providência que tomei foi pintar as unhas de vermelhão !!!
Bjs.

Vanessa - Anyway... disse...

Então, eu amooo maquiagem com todas as forças da minha alma. Mas estou com problemas de pele e minha dermato recomendou que eu não usasse base e pó. Então... Dá para me virar bem com o vatonzinho, rímel, sombra e um blush saúde. Mas sinto falta sim de "me montar". Acho que toda mulher pode sim ser muito linda ao natural, mas que a make ajuda, isso ajuda!
Bjokas

Fernanda Romero disse...

Larissa, excelente post! Você me inspirou, e acho que vou aproveitar meu sábado ensolarado alemão sem caprichar demais no look. Uso maquiagem todos os dias e quando saio sem pareço estar sem roupa... Inclusive quando é só pra ir de bicicleta daqui ao yoga. Vou pensar melhor nisso e tentar me tornar menos dependente, também... Começando por hoje. Mas confesso que não troco meu rímel por nada! Beijos!

Giovanna Alves disse...

Muito legal! Coragem a sua, hein? Adorei!

Cara, eu amo me maquiar, mas não acho que me escondo atrás de maquiagem. No dia a dia, vou de protetor, corretivo, pó, blush, rímel e baton nude. E como você, corrijo minhas sobrancelhas, que tem falhas. Levo no mááááximo uns 10min.
Tudo bem leve, sai no banho quando eu chego em casa, e aí é só passar um algodãozinho com umas gotinhas de demaquilante depois.

Nos fins de semana passo uma sombra rosa ou marrom, e um lápis marrom.

Quando tem uma ocasião especial é que uso tudo que tenho direito e me jogo nas sombras escuras, nos batons com cor, no super rímel a prova d'água.

Acho que quem tá acostumada a uma super produção todos os dias, não tem a mesma empolgação de se produzir pra uma ocasião especial. Fica sem graça.

Giovanna Alves disse...

Sabe, acho que já vi esse programa aqui na TV a cabo. Colocavam as garotas numa piscina vazia e ligavam uma super mangueira pra "lavar" as garotas.

Aí é que você percebe o desespero delas.

Eu fiquei pensando: "Como será que elas vão pra uma piscina? Uma praia?"
Porque quando eu vou pra um lugar desse, a maquiagem é quase zero!

LISA disse...

Olá, queria te convidar a dar uma passadinha no meu blog, e se quiser aproveitar para participar dos sorteios...
www.makebylisa.com
Bjinhos

Sheila disse...

Oi Larissa,

Que post mais bacana, principalmente porque essa semana eu pensava nisso, de como ficamos dependente da maquiagem.

Tenho 35 e, felizmente, quase nada de ruga, mas a pele começa a ficar menos bonita - ainda mais a minha que nunca foi uma brastemp! - e comecei há algum tempo a usar base leve, corretivo, blush, batom e pelo menos rímel nos olhos. Uso pra ir trabalhar, pra sair com amigos... ou seja, praticamente direto! Aí fiquei pensando que não tenho deixado minha pele respirar, ainda mais que trabalho por escala e aí entram domingos e feriados, ou seja, não dá nem pra dizer "no domingo não vou usar nada na pele!".

Tenho tentado então, nos dias de folga ou em ocasiões menos "exigentes" - como nos dias em que tenho atividade na Casa Espírita que frequento - ir de cara limpa, só com protetor solar e um protetorzinho labial.

Ainda acho que um dia só pra não sobrecarregar a pele é pouco, mas é alguma coisa. Eu adoraria, de verdade, confiar mais no meu visu "clean" mas não tem como, é muita manchinha, muita olheira e, pra piorar, meus lábios normalmente têm um tom meio arroxeado, esquisito, morbidérrimo! rsrs

Beijocas, delicioso fds.

Bem Mulherzinha disse...

Muito legal! Fiquei com vontade de fazer o desafio tbm!

Natália Lott disse...

Oi Larissa!
Vi a indicação das meninas do Coisas de Diva e vim ler o seu desafio. Muito bom! Acho ótimo a gente rever nossos hábitos e reavaliar a importancia e o impacto deles em nosso dia a dia...
Eu, ao contrário de todas que comentaram aqui, quase não uso maquiagem. Não porque nao goste, eu AMO maquiagem desde pequena; tenho uma caixa cheia de coisas, até em pincéis bons eu investi.
Mas tenho muita preguiça de usar... Só de pensar q tenho q tirar toda a "pintura" antes de dormir eu desisto de usar. Na verdade, a preguiça é de usar qq coisa: até filtro solar e hidratante eu não uso (meninas, não façam isso! Já tomei broncas homéricas da minha médica por causa desse mau hábito). Assim, maquiagem pra mim é só em dia de festa, e olhe lá!
Mas lendo o seu post e sua reflexão sobre a importancia da maquiagem na sua vida, eu fiz o exercicio ao contrario: fiquei pensando se usar um tiquinho de maquiagem todo dia (só pra dar uma cara de saúde) não ia melhorar a minha imagem. Na verdade, se eu gastar 15 minutos do meu dia pra me cuidar melhor, será que nao vai dar um impacto positivo?
To pensando em fazer o mesmo desafio q vc, so que invertido: 5 dias com maquiagem (usada de acordo com a ocasião), filtro solar e creminhos... Vamos ver se dá certo...rsrss
Parabéns pelo blog, viu? É muito bom...
Bjinhos,
Natália

Inara Merlot disse...

Adorei a saga!
Talvez a gente dê demasiada importancia para maquiagem...
Mas com certeza quando a gente acostuma... ficar sem, que seja um blush e rímel... doi =/
sempre que posso dou uma pausa para make, sem grilos, mas se vou ali no mercado da esquina... que seja um batom eu passo... ai a desculpa do momento é: o frio! preciso hidratar os lábios! hehehe

beijocas
e tu é linda, visse!

Ariella disse...

Parabéns pela idéia!!
Eu ira trabalhar todos os dias muito bem maquiada, até que por certas razões minha pele começou a apresentar milhares de acnes e resolvi deixá-la respirar por alguns meses. Agora eu tinha 2 problemas: sem maqiagem, e com a pele feia. Mas com certeza usava meu melhor acessório: meu sorriso! Quando vou sair a noite ou encontrar amigos sinto a necessidade de usar make, fora isso sobrevivo mto bem!

Angel disse...

Larissa!
Adorei o seu desafio!
No Brasil, como trabalhava com público, meu trabalho meio que me obrigava à usar maquiagem diariamente e foi lá que tomei gosto pelo negócio (aí já viu né....)!
Agora moro no Japão e para ir ao trabalho só passo hidratante, protetor solar e um batom e me sinto bem sabe! Mas final de semana, não tem jeito, saio correndo para as minhas queridinhas!
Não podemos ser "escravas" das makes, mas que ela valorizam a nossa beleza, disso não tenho dúvidas!
Ah um detalhe interessante das japonesas: a maioria delas gasta (ou investe?) de 1 à 1:30 todos os dias se arrumando para ir ao trabalho! Resultado, super makes e penteados exuberantes (desses que usamos só pra irmos à casamentos no Brasil!)...fico admirada!
beijos querida

Angel
http://muitomaisglamour.blogspot.com/

Silvia Barcellos disse...

Para mulheres acima dos 25 anos, maquiagem já é uma questão de higiene pessoal! No trabalho É FUNDAMENTAL usar corretivo, um blush e um batonzinho apenas para dar cara apresentável. Já trabalhei com RH e você não imagina quantas reclamações escuto dos empregadores a esse respeito! TODOS reclamam tanto do exagero quanto da FALTA, é preciso encontrar um meio-termo. Mas viver sem maquiagem jamais. Imagina ir ao trabalho despenteada...O pior é que isso não entra na cabeça das pessoas!

Carol Castilho disse...

Adorei o post bem inovador ,não consigo ficar sem maquiagem no dia a dia apenas quando estou em casa ,mas sua idéia é bem interessante vou ver se sobrevivo pelo menos 5 dias depois volto pra contar!
Beijos!

Mei disse...

Noossa!!! Amei esse post! Sempre leio seu blog aliás ^^

Parabéns!!!

Mariana Magalhães disse...

vc foi corajosíssima de ter feito isso, MELDEUZ!!!! Não conseguiria fazer isso (e olha que levanto tipo seis horas da manhã pra sair às sete, então tem dias que não tenho tempo nenhum de fazer uma coisa elaborada) mas o corretivo... acho que sou igual a vc, meio branca demais então quando os olhos ficam mto fundos (ou às vezes a gente fica tão acostumada com usar corretivo que ACHA que está com olheiras, né) tenho que passar uma coisinha pra não parecer uma morta-viva. Mas vc foi brilhante e esse post foi super legal!!

ANINHA disse...

post interessante. vivi algo parecido...

eu usava batom vermelho todos os dias, o tempo todo. já era conhecida por isso. "a de boca vermelha". e beeem vermelha! adoro!
o povo elogiava, ficava bonito, adorava!
enfim... há 5 meses comecei a usar roacutan e minha boca ficou ultra ressecada. fui obrigada a abandonar todo e qualquer batom e usar só bepantol.
cara, pra quem tinha meu bocão vermelho, ter que usar bepantol... um castigo.
mas há males que vem para o bem! comecei a enxergar os meus olhos. aprendi a fazer o pretinho esfumado e a usar delineador.
foi legal, no fim, que eu vi que tenho outras coisas bonitas, que ficavam escondidas atras do vermelho neon.

Ana Garrana disse...

Acho que se você é insegura não tem porque virar as costas para a maquiagem. É bom camuflar a insegurança ... Não sei, eu uso maquiagem todos os dias e não gosto de sair sem ela.

http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

Bruna. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna. disse...

Oi Larissa!
Adoro o seu blog, venho aqui quase que diáriamente... (isso vicia!!!) Parabéns mesmo!!!
Muito legal a sua corragem de ficar tanto tempo sem maquiagem...
Eu sou meio de lua, vez em quando eu acordo sem vontade nenhuma de fazer aquela maquiagem, então coloco só um bloqueador solar, um balm nos lábios e penteio as sombrancelhas e está otimo!!!Mas esses repentes não dura mais que um dia não! No dia seguinte já me arrumo mais... rsrsrs
Por favor continue com suas resenhas que tanto adoramos! Beijos!

Fernanda Corradi disse...

Realmente acabo dando muita importancia para a maquiagem, mas se é pra ajudar na minha autoestima, pq nao usar??!! heheheh
bjosss

Lucia disse...

Engraçado, para mim foi ao contrário: só usava protetor solar e batom. Vaidade passava longe. Aí entrei numa vibe meio depressiva, e ao começar a resgatar minha auto estima, comecei a fazer umas comprinhas (poucas até). Me sinto bem usando maquiagem agora, parece que estou investindo em mim, não tenho a sensação de estar me escondendo.
Mas no dia a dia, ainda uso pouco: corretivo, pó, rímel e batom. Blush ainda tô me acostumando, porque sempre fui coradinha, achava que ia ficar uó.
No fim, a maquiagem foi um dos ítens que me ajudaram a sair da depressão.
Seu post foi ótimo Lari. Afinal, há extremos e extremos.
Bjos!

Anônimo disse...

Lari, querida, como trabalho com aulas particulares, atendimento para avaliações psicopedagógicas não tem como ficar sem rímel, blush, lápis, batom, etc, etc. Preciso me alegrar com cores, pois o visu faz a diferença, ainda mais que meus cabelos são curtos e sou bem clarinha como você. Então ... fica dificil.
Valeu sua tentativa até o término. Amei.
Ah, se eu ficar sem uma "pinturinha", a primeira a falar será minha mãe, que adora uma make.
Super beijos!!!
Eliana.

Paty disse...

Ai Larissa, eu nao vivo mais sem um bom lápis na linha d'água, e um corretivo nas olheiras... mas confesso, só qdo vou sair de casa, seja a trabalho, ou mesmo p/ ir a padaria... mas em casa, me sinto bem "ao natural". acho q tbm é questão de costume =D

Patty disse...

Adorei o blog ja sigo!
Bjinhos ótimo fim de semana
http://www.hippieechicks.blogspot.com/

Adriana disse...

Muito bom o post, concordo que sobrevalorizamos a maquiagem.

Uso maquiagem diariamente, eu atendo clientes e uma boa imagem significa muito, não consigo ir trabalhar sem uma make básica.

Quando estou de férias mesmo que na casa do meu noivo, eu aproveito para ficar sem usar maquiagem, somente o protetor solar e um balm.

Até porque no dia-a-dia é uma correria dormir as 3h da manhã para acordar as 6h, impossível ficar sem usar um corretivo básico.

Beijos

Anônimo disse...

Olá! amei o seu post! adorei o seu blog. Achei bem interessante isso que este programa ai na Inglaterra propôs, a maioria das mulheres esquecem as vezes de como é lindo o natural! eu não sou viciada em make! uso sempre com moderação =)

Vou seguir o seu blog! amei esse cantinho, bem interessante ^^
Se puder depois da uma passadinha no meu se gostar pode me seguir? será um prazer te receber la! =)

http://lamiike.blogspot.com/

Beijoss
Miike

Grace Rangel disse...

Adorei o post.
Eu tb adoro make, e confesso que quando não tenho que usar make me sinto um pouco insegura, mas nada que me impeça de sair de casa e ver as pessoas. Acho que o único produto que não consigo mais deixar de usar diariamente é o bloqueador sola, esse sim me dá aflição se por algum motivo maior não consigo aplicá-lo.
Mas sei que muitas pessoas literalmente não vivem sem make e ficar sem usar por um dia e ver o peso real que ela tm nas nossas vidas faz muito bem.

bjs!!!!

Sah disse...

eiii larissa!mto bom o post!realmente a maquiagem serve para camuflar nossas proprias iseguranças com a nossa aparencia...contra defeitos que soh a gnt v e valoriza...em epocas d provas eu fico tao sem tempo, que nem me maquio tb...mas na correria soh me sinto feia e nem paro pra pensar em mais nada...mas qdo acaba e eu volto a rotina d me maquiar tds os dias...aff! me olho no espelho de cara lavada e me pergunto: cmo tive coragem d sair assim!!!hehe a gnt super valoriza os resultados da maquiagem msm...mas conceteza alguns itens fazem a diferença,como 1blush,mascara e batom...o q nao pode eh o exagero, = aos das participantes do programa ingles!!!
hehehehhe
bjins linda! adorey msm sua ideia do post!

Anônimo disse...

Como a minha pele anda meio acneica, tive que dar um tempo na make mais pesada. Isso já foi um passo enorme e resolvi que não me sentiria mal por mostrar minhas fraquezas (espinhas, olheiras, marquinhas, manchinhas). Tudo isso é parte da minha vida também. É o que eu sou. Mas o pózinho e o batom eu não dispenso.
Ótimo post!

Caroline Cravo. disse...

Selinho p/ vc!!
Parabéns o blog é ótimo!
Bjs;)
http://necessairedecosmeticos.blogspot.com/2010/06/nosso-2-selinho-blog-ponto-de.html

Aline Ramos disse...

adoreiiiiii
mas eu confesso...não seria mt dificil pra mim nao...ando com muita preguiça e acabo preferindo dormir mais e me maquiar menos no dia a dia...hehheheheheehe
bjoooo

Jenny C. disse...

Nossa! Adorei este post! Muito legal a sua reflexão. Acho que faz com que todas nós peremos para pensar o quão dependentes somos de maquiagem.

Super senti vontade de fazer o desafio. Mas já deixaria previsto os "acontecimentos especiais", nos quais o uso de make é inevitável.

Parabéns!
Bjos

Sabrina Mix disse...

Nossa, muito legal este auto-desafio, Lari!

Eu já acho que preciso fazer o contário: me maquiar mais. Fico com preguiça e depois me arrependo. Assim não dá, né?!

Beijos e sucesso!!!

MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

Anônimo disse...

Ah, vc é linda! nem precisa de maquiagem!! e que pele a sua, hein? muito bonita mesmo! Adorei esse post, bjao!

Jenny C. disse...

Oi, Larissa! Gostei tanto deste post que indiquei ele lá no meu blog, ok?

http://deliriosdeconsumismo.blogspot.com/2010/06/dica-de-post-ranking-de-cosmeticos.html

Espero que não tenha problema :)
Bjos!

Unknown disse...

Oi Larissa, Sou nova por aqui tô adorando o blog! Sobre o post, eu não faço um make completo todo dia não, mas tem uns itens básicos que não podem faltar: pó com fator de proteção, blush, gloss e as vezes lapis de olhos! Esses itens são essenciais, talvez vc devesse adorar um make mais simples durante a semana!

Betty Gaeta disse...

Adorei o post, mas não teria coragem de topar um desafio destes. Ninguém precisa exagerar e sair por aí como uma drag queen, mas de cara lavada! Vc é linda e fica linda de qqer jeito. Eu se ficar sem make up e tiver uma epidemia grave, vão achar que eu sou o paciente zero.
Estou seguindo vc e vou ficar muito feliz se vc me seguir tb.
Bjkas e uma ótima semana para vc.

Unknown disse...

Cara que post manero. Eu amoo maquiagem, mas não a uso todos os dias, só uso se for sair pra algum lugar importante. Não vou trabalhar maquiada, o máximo que faço é passar o lápis e só. Acho que faz bem a pele.
Beijos!!

Anônimo disse...

Você ficou super bem sem make!! Amiga, nunca tinha prestado atenção na sua beleza, pois quando venho ao seu blog (quase todos os dias) olho basicamente para a make que você está usando.

Parabéns pelas suas idéias..

No meu caso, uso batom, uma base, um pósolto e máscara de olhos.. BEEEEEEMMM BÁSICA..

Bjos
Marina Dias

Elaine Lobo disse...

Amei o post!
Mas confesso que eu acho que não consigo sair sem ao menos um corretivo!!!
Mas vc tambem é linda,tem uma pele perfeitaaaaaa!!!!Então continuou linda!!!

Bjs!

Amandinha disse...

Oi Larissa!
Nossa, isso não deve ter sido nada fácil!
muito legal isso!
eu acho que não conseguiria!
bjs
amandinha

Samantha Costa disse...

Mas você pode, você é linda sem make, tem a pele demais.
*-*

Andréia Freire disse...

Depende do lugar que você vai. Por exemplo, na minha faculdade a maioria das meninas vai de cara lavada. Então se eu for toda maquiada vai ficar bem over. Sempre vou pelo menos com um corretivo. E dependendo do humor adiciono blush pra dar uma corzinha, gloss e rímel leve. Mas se vou sair, pro shopping, restaurante, barzinho eu gosto de me maquiar mais. No dia a dia eu acho que não precisa usar muita maquiagem, a menos que a pessoa precise no trabalho... pra mim já é um exagero se maquiar muito no dia a dia. Mas cada um é cada. Só acho o cúmulo aquelas meninas que não deixam os namorados as verem sem maquiagem, por exemplo! O que é isso? Que frescura?! o_O Ou que não consegue ir nem na padaria sem uma maquiagem completa. Na minha opinião blush, rímel, corretivo e batom/gloss, dependendo da pele (porque daí talvez a pessoa precise usar base/pó) já é mais que suficiente.

Maíra disse...

Oi Larissa!
Primeira vez que comento no blog, apesar de já visitar há um tempinho.
Achei o post bem interessante. Passei por uma indagação parecida quando tive uma alergia terrível nos olhos e tive que ficar aproximadamente 6 meses sem usar lápis e rimel, que usava diariamente. Apesar de poder usar todo o resto me sentia horrível por estar com os olhos não maquiados, mas fui aprendendo a me achar bonita mesmo sem maquiagem, é sempre bom a gente parar pra pensar se não estamos muito dependentes da maquiagem! Beijo

PAULA disse...

Vc é linda, mesmo sem maquiagem...
bjo

Quel disse...

Lari, adoro make, mas não faço todos os dias por muitas razões:preguiça, ficar mais minutinhos na cama e por que sei que não é muito saudável. Prefiro gastar o tempinho lavando o rosto e passando um bom hidratante. Agora para uma saída, confesso, não resisto!!bjs

Camila disse...

Sinceramente?
Você tem uma pele linda e fica muito mais jovem sem maquiagem alguma!

Érica disse...

Concordo com a Camila!

Renata disse...

Sempre passo por aqui mas nunca comento.. adorei esse post!
Achei muito corajosa a sua atitude! Eu sou do tipo de pessoa que não pode ir na esquina sem corretivo, pareço um zumbi..
Beijos

Anônimo disse...

Nossa, vou ser sincera também: Lari, você é muito mais bonita, e parece muito mais jovem, sem maquiagem. Digo isso porque também sou viciada em make, só que cada vez que me olho no espelho me acho com cara de velha, e olha que só tenho 28. Daí eu olho fotos da época da faculdade, em que eu usava no máximo corretivo pra não ficar over, e eu vejo que eu tinha a pele linda, e uma aparencia de guriazinha. Muito mais bonito. Na época eu só conhecia Natura, depois comecei a conhecer Dior, Lancome, YSL...MAC! Aí, gente, já viu tudo...parece que temos que ter, e usar! tudo ao mesmo tempo. Será que eles põe mensagem subliminar nas propagandas de make? Ou as propagandas exploram nossas inseguranças, mostrando imagens de mulheres surreais, com suas peles perfeitas, e uma maquiagem de naturalidade inatingível? Aí me lembrei do seu post sobre photoshop...hummm... Lari, vou fazer seu desafio, mas vou ter que usar corretivo nas olheiras, ou as pessoas fugirão de mim achando que a invasão dos zumbis já começou...hehe Parabéns pelo post!

Unknown disse...

Adorei o post! Muito bom mesmo!!

MARIANA MEDEIROS MACHADO disse...

Não sei Larissa, te achei mais bonita sem maquiagem... e olha que eu também amo maquiagem...

Tatiana disse...

Olá. Nós acompanhamos seu blog e pedimos para que divulgue a ação que estamos fazendo no Twitter para o Dia dos Namorados. Gostaríamos que você participasse e que convidasse suas leitoras para participar também. A premiação é uma cesta recheada de produtos da La Roche-Posay, Avene, RoC, Galderma... uma delícia!

Se puder, deixe seu e-mail para que possamos conversar sobre o tema do seu blog. Segue o meu: tatianapereira19@yahoo.com.br

Participe do Concurso #DrogaoDiaDosNamorados! Poste uma frase c/ o tema "Dia dos Namorados" e a hashtag #DrogaoDiaDosNamorados.
A melhor frase ganhará uma cesta de Dermocosméticos contendo produtos L´Oreal, Pierre Fabre, Galderma, Roc e mto +! #DrogaoDiaDosNamorados
Apenas serão válidas as frases de SEGUIDORES do @Drogao, que utilizem o tema Dia dos Namorados e q possuam a hashtag #DrogaoDiaDosNamorados

Carla Lima disse...

Sempre venho aqui mas nunca tinha feito comentários. Não gosto muito!
Adorei o post, foi o melhor dos últimos tempos como alguém disse no primeiro comentário! Fez um diferencial imenso no seu blog, tornou ele mais real, sei lá.
Um dia esqueci minha bolsinha de maquiagem em casa, e quando fui me arrumar no trabalho pra sair para faculade, kd? Pense num desespero, realmente a gente se torna dependente dela né? Eu só tinha um blush na bolsa, fui super insegura pra facul, mas ninguém fez nenhum comentário. Ainda bem >D

Vivi Alcalde disse...

Adorei a ideia do post! Acho que ele poderia ser o pioneiro para que as blogueiras de beleza também façam este desafio. Eu me senti desafiada a tentar ficar cinco dias sem make! rs... O que vc acha! Propõe este desafio, que eu to dentro! Assim, vc tb divulga [mais] seu blog né.

Vc é linda e tem uma pele perfeita. A make só a valoriza.

Beijos!

Esther Mara disse...

Gente, que post foi esse?! Perfeito!
Amei o humor "padre, pequei", amei a idéia, amei as deduções, tipo a da insegurança...
Parabéns, mesmo, menina!
Beijos

Carlota disse...

arrasou menina!!! :)

Kárin disse...

Ótimo post, Larissa.
Estou querendo operar os olhos e sei que por um mês após a cirurgia não poderei usar NENHUMA maquiagem na região. Eu, que não ponho a cara na rua sem corretivo, lápis e rímel. Sei que vai ser praticamente um sacrifício porque para mim me pintar para ir ao trabalho é uma coisa tão rotineira quanto tomar banho, entende?
Meu namorado percebe quando não me maquio muito - nos dias de mais calor ou mais preessa eu invariavelmente uso menos itens. Mas ficar sem nada realmente não dá menina, é o hábito. Eu me sinto meio nua.

Laís disse...

Não consigo viver sem maquiagem, só fico sem maquiagem quando estou sozinha em casa e não vou ver meu namorado... rsrs. Teve uma vez que fique com blefarite (entupimento da raiz dos cilios e tive que ficar uma semana sem nada nos olhos, ainda bem que pude usar pelo menos corretivo e blush.

Ale disse...

que linda vc é sem maquiagem... :)

Bru disse...

Larissa. adorei seu post. Uso maquiagem todos os dias e várias vezes já pensei no real valor dela pra mim (esconder "defeitos", realçar pontos fortes, esconder inseguranças). Ainda não cheguei a um consenso, mas seu post me trouxe alívio: não sou só eu que pensa assim! :)
Mas sei que me maquio tb porque gosto, e isso me faz bem.
Beijos

Francis Mary Rosa disse...

Gente, adorei seu post e confesso, me senti um aliem ao lê-lo e ao ler os comentários. Motivo: raramente uso maquiagem! Vou ao trabalho todos os dias e o único item obrigatório na minha pele é o protetor solar, no rosto e lábios. Quando sobra tempo, uso um brilhosinho rosa bebê nos lábios. Quando saio com meu marido, passo uma máscara no cílios,batom e um pouco de corretivo, caso estiver com olheiras.....Confesso: nunca usei blush em minha vida e nem curvex....esmalte uso mensalmente....Olha, eu não sou largada não, sou super vaidosa e, sem falsa modéstia, sou uma mulher atraente, bonita e que chama bastante atenção.
E sem querer discutir ideais de beleza, achei você mais bonita "ao natural". Mas fica o testemunho e, minha opinião concordando com vc: maquiagem é hiper-super valorizada...uma pele bonita, bem cuidada esbanja beleza e sensualidade.

Caroline Oliveira disse...

Nunca comento os posts, mas realmente adorei esse! Sou leitora de váriosss blogs sobre maquiagens, cosméticos, esmaltes etc., e amo muito tudo isso hehe. Uso maquiagem todos os dias, acho que o pior de não usar seria pela manhã, o rosto ainda meio inchado, com olheiras, sem rímel ou blush não me agrada não, mas achei super interessante a ideia. Você tem um blog sobre o assunto, opina sobre a qualidade dos produtos, mas também incentiva esse tipo de reflexão, o que em nenhum outro blog eu vi, pelo contrário, o que se percebe é só um incentivo ao compre tudo, compre o tempo todo, veja como eu tenho um bilhão de intens de make up, se vc não tiver não será feliz... Essa é ideia que a maioria dos blogs passa mesmo, por isso parabéns pela iniciativa! Gosto ainda mais do teu blog agora, não deixei de amar maquiagem e de comprar o que gosto, mas adorei mesmo.
Beijo grande

Katia Jujuba disse...

Minina, que sonho esse texto.
Já vivi muitos anos sem maquiagem. Sempre fui adepta do nada.
Mas há menos de um ano comecei a gostar de maquiagem e agora uso todo dia. Se não uso minha pele fica pálida, preço estar doente, me sinto mal mesmo.
Mas se for necessário eu aguento (ou não)! hahaha
Eu acho feio o exagero e a escravidão, tipo, se esconder do namorado pq tá sem maquiagem, mas acho importante a mulher estar arrumadinha! :)

Beijos e parabens pelo post e pelo blog.
Virei seguidora! hehe

Katia
http://www.coisasdemenininha.com.br/

Su Ramos disse...

Amei o post, divino!!!

Eu sou da opinião o pouco é tudo!!

Claro que em ocasioes que necessitam de make eu me produzo toda, mas no dia-a-dia é bem pouco mesmo!!!

Esse post vai render... adorooo!


Bjos, SU

Deia disse...

Nossa, muito interessante isso. to tao acostumada que me sinto praticamente pelada. outro dia sai e esqueci de passar rímel, que pra mim é o [ior de fica sem, pois sou muito clara e meus cilios mal aparecem. Nao via a hora de voltar pra casa

Unknown disse...

Uso maquiagem todos os dias, pois trabalho com atendimento ao público. Então, cara lavada dá aspecto de desleixo no meu trabalho. Mas final de semana é sagrado...nada de maquiagem. Só protetor solar e hidratante labial sem cor. E se vou sair, só protetor solar, um pó, um corretivo, máscara de cílios e um protetor labial. Não sei se conseguiria ir trabalhar sem maquiagem. Depois dos 35 sinto que preciso dar uma ajuda, porque a "mãe natureza" tá de mau comigo ! kkkkk
Beijos

Julianacronica disse...

Menina! primeira vez que venho aqui, adorei. Eu uso-e-não-uso maquiagem todos os dias, eu passo rímel e blush, primer, base e afins só quando a ocasião pede. Mas mesmo passando quase nada, sei que não ia me sentir confortável saindo de casa sem rímel e blush... Você é corajosa, vou fazer este teste também, beijão [voltarei muitas outras vezes~]

Larissa Chaves disse...

Oi minha xará!!
Esse desafio gerou a maior polemica hein, rsss. Mas éum assunto complicado msm ne.

Na minha opinião tbm acho q nós supervalorizamos a blza q a mídia impõe hj em dia. Todas devem andar lindas, maquiadas, na moda e em cima do salto.
Eu sempre tive complexos com minha aparencia, em cada época da minha vida foi uma coisa diferente. E não vou negar, odeio sair sem maquiagem. Mas tbm nao sou escrava... so uso pra sair com amigos ou no lazer em geral. Pra tarefas do dia dia nao uso nao. E pra trabalhar realmente é uma maravilha poder ir sem make, mais tempo antes de sair de casa, e a noite tbm pra limpeza da pele, rss. Mas acho q é uma questao de se sentir bem consigo. Não adianta tentar esconder quem vc é na make ne. Essas mulheres do programa devem ser assim, rebocadas demais e tal. Eu tenho meus complexos, mas tbm nem tanto, ahahaha. Acho q devemos nos permitir sair da obrigaçao ne!!

Falei demais, hahha. Espero q tenha algum sentido o q eu estou dizendo! rss

Lis disse...

Poxa, tanta gente comentou será que vc vai ler o meu? Bem mesmo assim, vou dar o meu pitaco. Eu gostava de make até que descobri o mundo dos blogs e como vocês valorizam, curtem, amam esse mundo colorido, lindo e bastante glamouroso (rs) passei a amar literalmente, penso sempre em comprar algum item, estou sempre atenta a make a novidades, não posso comprar muito, mas compro o quanto posso. Ontem resolvi sair sme make para fazer um teste, o teste era para me auto-analisar, como eu era antes de usar maquiagem. Larissa, foi duro, foi muito dificil. Usei apenas os cremes hidratantes e o minimizador de poros e lip balm. Aff odei! Relmente para mim não dá mesmo. E olha que você saiu sem nada mesmo. Você é muito corajosa e determinada. Gostei da lição que o post me ensinou. Obrigada e parabéns!

Lis disse...

Poxa, tanta gente comentou será que vc vai ler o meu? Bem mesmo assim, vou dar o meu pitaco. Eu gostava de make até que descobri o mundo dos blogs e como vocês valorizam, curtem, amam esse mundo colorido, lindo e bastante glamouroso (rs) passei a amar literalmente, penso sempre em comprar algum item, estou sempre atenta a make a novidades, não posso comprar muito, mas compro o quanto posso. Ontem resolvi sair sme make para fazer um teste, o teste era para me auto-analisar, como eu era antes de usar maquiagem. Larissa, foi duro, foi muito dificil. Usei apenas os cremes hidratantes e o minimizador de poros e lip balm. Aff odei! Relmente para mim não dá mesmo. E olha que você saiu sem nada mesmo. Você é muito corajosa e determinada. Gostei da lição que o post me ensinou. Obrigada e parabéns!

Anônimo disse...

Desculpa FOFA mas eu tenho de falar....VC FICOU LINDA SEM MAQUIAGEM !!!!!!!!!!
Carinha honesta, refrescante, saudável, natural, etc...

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo daqui: que rosto lindo!!! Maquiagem pra quê? Nem olheiras vi em vc!!! Eu já passei dos 40 e make é necessário, agora vc não! Beijoca e ótimo post!

Bia disse...

Gostei muitooo do post!
Eu tb uso maquiagem todos os dias, e quando por algum motivo não paso me sinto estranha, como quando a gente sai sem brinco sabe?
Mas para ir no mercado, ou na academia não uso maquiagem, então não me considero tão viciada assim..
Mas muito bacana o desafio! E vc é linda com e sem maquiagem!

Isabella Marão disse...

Você não tem manchinhas!!!Lindo seu rosto,enfim...eu acho que sou um pouco maluca sim,por que tenho 15 anos e me sinto pelada se saio na rua sem base+corretivo+ lápis,eu preciso disso haushuah é que as vezes vejo a diferença de coomo eu era antes da maquiagem,e depois,e me surpreendo por que mudei,e muiiito,só nao sei se pra pior hauhsuah mas sinceramente?eu nao achava essencial,e me acharia futil e ridicula hoje,mas nsa verdade eu vejo que minha autoestima mudou muito,e eu me acho muito melhor com a make,sou viciada sim,mas também acho que se for pra melhorar a nossa auto estima,é válido,ótimo post beiijos

Unknown disse...

nossa esplendido post..muiito bom
mas realemnte sua pele e otima...apesar de vc ser bem branca papel ...
mas poxa sua pele e otima mesmo
Achu ke dolorido seria mesmo pra alguem ke realemnte tem uma pele cheia de marcar e manchas...ou acne,seilá..
ai sim
doeria bastante
sou homen,uso maquiagem aanos e sinceramente não comsigo iar na eskina sme siker usar uam base e um gloss e indispensavel sabe e como montar um look otimo e não usar nenhun acessorio e e o cabelo esta uó nun dane..

Camila disse...

Oi! Td bom? Bom, não conhecia o blog e cheguei pq me indicaram esse post. Acompanho vários blgs sobre beleza, a maioria sobre maquiagem e acabei pegando "mania" de maquiagem tb. Desde que comecei a acompanhar esses blogs, o número de itens de maquiagem que eu tenho no mínimo quadruplicou. Mesmo assim, vou confessar que sempre me achei bonita e só faço questão do corretivo todos os dias. Pra mim, passar maquiagem é algo quase que lúdico, me sinto bem me produzindo antes de sair e tal mas o aspecto "cara limpa" pro dia a dia me faz sentir mais leve.
Agora, falando de você, vou ser bem sincera, ok? As únicas fotos suas que vi foram as desse post e a do perfil do blog e acho o seguinte: você não precisa de 15 minutos de maquiagem diariamente meeeeeeeeesmo! Seríssimo! Tem uma pele muito bonita, traços bonitos e cara de saudável. Vou te dizer que preferi as duas fotos do post do que a foto do perfil. Quando vi a foto do perfil, imaginei que o blog era de uma jovem senhora. Já nas fotos do post, achei que o blog é de uma mulher jovem (acredite, na minha cabeça há uma diferença de anos consideráveis entre uma opção e outra). Beijos

Kamyla disse...

Vim até seu blog pela indicação de outro e simplesmente amei...até pouco tempo não tinha mania por maquiagem, chegava a ir trabalhar de cara lavada...mas de uns tempos recentes, me tornei completamente viciada!!!!!!E me sinto mal quando saiu sem nada no rosto.
Vou repensar minhas makes... manerar no dia a dia...deixar a pele respirar um pouquinho,rsrsrsrs.
Bjos e parabéns pela iniciativa!!!!!

Chris disse...

Pelo visto, esse post está fazendo sucesso na blogosfera e com razão. Eu observei que estava ficando meio escrava da maquiagem quando comecei a me atrasar muito para compromissos porque tinha que me maquiar. Um dia, deu a louca e eu resolvi que ia ser pontual, ainda que de cara limpa. Sai sem nada e meu namorado ainda disse que eu estava bonita.

Minha conclusão é que cosmético é como dinheiro: de tempos em tempos, você tem que mostrar quem manda em quem.

Parabéns pelo desafio! Você é muito bonita - com ou sem maquiagem - e ficou ainda mais pela coragem.

Chris
http://divagenerica.blogspot.com

Isis Provençano disse...

Adoreii esse post, deu ate vontade de testar isso, uma semana sem maquiagem, não sei como seriaa!! meu deus!! haha
Muito bom, beijoss!

Kitsch Chic disse...

Muito, muito legal esse desafio! Adorei a idéia, vou tentar fazer também!!

Acho que tudo em exagero é prejudicial né e o mesmo acontece com a maquiagem! Viramos meio que dependentes dela. No meu caso eu uso diariamente também, só que pouquíssima make. Durante o dia somente corretivo, rímel, blush e batom. Só durante à noite e em festas que capricho com mais itens.

Acho que assim é uma maneira de realçar os pontos fortes, ficar com uma aparência bonita/bem cuidada e se sentir bem, sem exageros!!

:)

Anônimo disse...

é uma coisa interessante a se pensar. o post foi bem engraçado tb, amei hahaha. Eu sou meio dependente de maquiagem, mas nao aquela coisa exagerada...mas seila, nao consigo mais sair sem...nunca tinha pensado por esse lado.

Manu disse...

Nossa, eu me sinto um alien aqui, porque eu nunca saio de maquaigem pra trabalhar ou ir à faculdade. Maquiagem só pra sair à noite, shows, eventos sociais, etc.
Já fui bem mais encanada com beleza, mas confesso que hoje to mais pra largada lifestyle e me sinto ótima.

Achei absurda a declaração da Sílvia "No trabalho É FUNDAMENTAL usar corretivo, um blush e um batonzinho apenas para dar cara apresentável."

Ora, se fosse assim, homem também teria que andar com corretivo e blush pra dar uma cara apresentável... isso é coisa da sua cabeça.

Maíra disse...

Oi! acabo de descobrir seu blog e justo neste post. Muitoo bom! vi uma reportagem na mesma linha desse programa inglês no programa da Oprah e achei bem interessante!

E mesmo tendo visto apenas essas fotos suas, não sei, acho que concordo com as meninas. Vc fica mais novinha sem maquiagem. Tem a pele linda e na 1a foto olhei e pensei "mas ta sem nada?? pra que que precisa de algo aí então?" hehhe
mas concordo que só a gente sabe a diferença de um blush.
Parabéns

Anônimo disse...

Oie Larissa,post incrível,inspirações para as mulheres deixarem a make um pouco de lado para a pele respirar. Vou te contar a verdade,adoro maquiagem,mas uso mais para disfarçar do que vício mesmo,então,você com essa pele perfeita concerteza pode sair de casa de cara limpa e ainda ficar bela.Beijos

Anônimo disse...

Engraçado o jeito que você escreve,não consigo entender, faz anos que dei minhas maquiagens para a minha irmã.
É sério mesmo que ficou com receio de aparecer de "cara lavada" na frente do namorado?
Fui sem maquiagem nas bodas de ouro dos meus avós. E ninguém comentou nada...quase ninguém.
Só pq é uma festa as pessoas deduzem que vc está maquiada. No final da festa a minha prima disse: nossa, a sua maquiagem saiu toda!
Parecia até que eu tinha ido descalço e não sem maquiagem...