quinta-feira, 21 de maio de 2009

Validade dos Cosmeticos


Esse assunto ja foi debatido por alguns blogs de beleza, mas depois que uma pesquisa inglesa revelou que 9 entre 10 mulheres usam pelo menos um cosmetico com validade vencida acho que ele ainda e um assunto bastante atual.

A revista da drogaria Superdrug fez um guia sobre os cuidados de higiene que devemos ter com os cosmeticos. Vou citar os mais importantes:

- Guarde seus cosmeticos em um lugar seco e que nao pegue sol diretamente.

- Evite tocar seus produtos com o dedo, se puder utilize cotonetes ou espatulas. Caso voce tenha que tocar com os dedos, lave as maos antes de tocar no produto.

- Nao umedeca a maquiagem com agua ou saliva.

- Lave seus pinceis e esponjas de maquiagem com sabonete liquido ou shampoo uma vez por semana.

-Evite dividir o uso da sua maquiagem com outros, principalmente a mascara para cilios.

Agora um outro ponto importante: seguir a validade dos produtos. Apesar dos produtos brasileiros terem a validade impressa na embalagem, uma vez abertos eles devem ser usados por menos tempo, dependendo do produto. Vamos checar entao como usar cada um?

- Mascaras de cilios sao as que duram menos tempo, uma vez abertas. Como sao o lugar perfeito para a proliferacao de bacterias, devido a falta de luz e excesso de umidade, uma vez aberta use a sua mascara entre 3 a 6 meses. Depois desse tempo voce corre o risco de ficar com os olhos bem sensiveis, cocando e vermelhos.

- Seu hidratante, esfoliante e sabonete liquido para o rosto devem ser utilizados entre 6 a 8 meses. A mesma regra deve ser seguida com as sombras e blushes cremosos, base liquida, delineador liquido, gloss e corretivo.

- Ja seus produtos para o corpo, como locoes hidratantes, cremes para as maos ou autobronzeadores podem ser utilizados entre 6 a 12 meses.

- Todas as maquiagens que sao em pos, como sombras, blushes e bases uma vez abertas tem validade de 12 a 18 meses. O mesmo acontece com shampoo, condicionador, shower gel e talco em po.

- Esses sao os produtos que tem a maior validade validade entre os cosmeticos, ate 2 anos depois de abertos: batons, lapis de olhos e boca, perfume e esmalte de unhas.

Eu nunca fui muito de prestar atencao na validade dos meus cosmeticos, mas tento limpar a minha necessaire pelo menos uma vez por ano pra jogar os produtos antigos. Os meus pinceis tambem sao limpos com frequencia e nunca coloco saliva ou agua pra umedecer nada! Como uso lente de contatos tenho tambem o habito de jogar meu rimmel depois de seis meses aberto. E voce, pretende seguir ou ja segue alguns desses cuidados?

12 comentários:

Patricia Harumi disse...

Oi Larisaa...
Muito interessante esse assunto!
Sabe que essa semana eu etulizei um demaquilante que venceu no mes passado e meus olhos lagrimaram tantooo!!Fiquei até com medo!
Na mesma hora joguei ele fora.
Eu usei sabendo da validade vencida, e tive essa desagradável experiência. Então, o melhor é a gente não vacilar e usar mesmo só no período de validade.
Ah, Lari, estou preparando meu blog, inspirada pelo teu, ainda estou me adaptando a esse "mundinho" de blogs.
Bjs

Betina disse...

Nossa.. fiquei com medo.
Mas as vezes a gente abre um cosmético, e usa poucas vezes, aí confesso que tenho dó de jogar fora.
Agora, eu tive um gloss da natura que depois de uns meses aberto começou a me dar ardencia e não estava nem perto de vencer. Joguei fora claro!

Beijinhos

Betina disse...

Ah... tenho a impressão de que já tu já falou nisso em outro post, mas vou perguntar de qualquer forma. Qual a melhor revista brasileira com relação a cosméticos? Beijinhos

Tâm disse...

eu usava produto vencido mais tinha visto em outros blog' so qt isso faz mal joguei td fora os meus e o da minha mãe tb!!
k k k
bju tchuca

Aline disse...

Achei complicado jogar fora as sombras com tão pouco tempo, rs! Eu uso até a data da validade.

Ah, e eu ODEIO q me peçam make up emprestado. Principalmente lápis, batom, gloss e rímel.

Amanda Rachid disse...

Eu joguei fora todas sombras vencidas, mas confesso que tenho muita dó de jogar fora meus rimeis, pq eu compro varios diferentes, não consigo usar todos em 6 meses ou 3 meses e jogar fora! num dá, rsss, mas como vc disse, se eu perceber q meus olhos ficaram um tikinho vermelho eu jogo fora sim =D agora o resto se venceu eu jogo fora msmo! ahhh eu tb odeio emprestar minha maquiagem!!! odeio odeio, além disso não ser higienico, eu sou mega materialista!! digo não msmo, na cara dura!!hihihi beijinhosss

Paula Cavalcante disse...

Show de post super informativo! Bj, Cherry!

Betina disse...

Bom.. eu denovo...
Fui na manicure, e esse teu post me inspirou.
Mechi e remechi os esmaltes dela, e, digamos, vários estavam com a data vencida.
Não tive coragem de falar nada, mas fiquei aliviada por ter levado os meus de casa.

Outros beijinhos

Anônimo disse...

Eu tenho cuidado com as validades, sim. Mas blush, geralmente passa da validade, e, não me importo, pois segundo soube por intermédio de um primo que trabalhou numa multi, " a data da validade ainda poderá ser usada durante 20 dias". Como já passei mais dias, e, não agrediu minha pele, então confio!
Beijos ...
Eliana.

FR disse...

Muito interessante essa matéria.

Trabalho com cosméticos e esse, sem dúvida, é um problema que atinge as pessoas que compram às pressas, sem o cuidado de ler os detalhes nos frascos.

Você tem acessado o meu blog? O que está achando das matérias?

Abraço,
Marcos

Adriana Rodrigues disse...

LARISSA, um tema bem interessante para quem adora cosméticos e os usa diariamente. Bom, outro dia numa loja da L'Occitane a vendedora me informou que na maioria dos cosméticos em geral a validade vem impressa no produto, mas que se pode notar que há um desenho de um potinho com tampa semi aberta na embalagem indicando um prazo após a sua abertura, e que o prazo após a abertura é o que realmente vale na verdade. Tenho seguido tal regra e com os devidos cuidados tem dado certo. Bjss. Cuidem-se meninas!

Unknown disse...

Lápis de olho eu discordo. Acho que dá pra simplesmente apontar a parte que entrou em contato com o olho e, contudo que a pigmentação não tenha mudado, dá pra usar. Mas esse lance do rímel é super certo. Em uns 5 meses o cheiro muda e o olho fica irritado com mais facilidade. Aí tem que jogar fora mesmo. Sem dó. Por isso que não compro rímel de grife--é jogar dinheiro fora.