segunda-feira, 23 de março de 2009

Cosmeticos Organicos


Assistindo a uma edicao antiga do programa da Oprah encontrei umas dicas bem interessantes sobre o que evitar na hora de comprar um cosmetico! O programa era sobre o Dia da Terra e continha muita informacao sobre a importancia de se usar produtos organicos.

A atriz Julia Roberts levou sua amiga e escritora Sophie Uliano para falar, entre outras coisas, sobre quais ingredientes deve-se evitar na hora de comprar seus cosmeticos. Sophie escreveu um livro chamado Gorgeously Green, que serve de guia para se levar uma vida mais digamos assim "organica".

Vou fazer aqui uma lista das informacoes mais pertinentes citadas no show:

- Parabenos. Segundo a escritora, parabenos sao conservantes que podem causar disfuncoes hormonais nas mulheres. Como a pele absorve tudo o que aplicamos, e importante evitar comprar cosmeticos que contenham parabenos na formula. Isso e meio que uma missao, pois quase tudo contem parabenos, entre shampoos, locoes hidratantes e hidratantes faciais.

- Perfume ou Fragrancia. Para Sophie, perfume pode significar diversos ingredientes quimicos como phthalate, que e usado em locoes e shampoos para dar aquela consistencia cremosa ao produto. Novamente esses ingredientes podem causar problemas hormonais.

- Aluminio. Muito encontrado em desodorantes anti-transpirantes eles sao neuro-toxicos e podem causar cancer. Escolha uma opcao que seja aluminio free.

- Germall. E encontrado geralmente em locoes faciais e libera gases toxicos vindos do formaldeido.

- Sodium Lauryl Sulfate. Muito encontrado em diversos cosmeticos e produtos de higiene pessoal, principalmente nas pastas de dente. Esse ingrediente faz com que o produto espume, exatamente da mesma maneira que os produtos para lavar carro. Novamente outro quimico que pode causar problemas hormonais.

No programa elas citaram tambem algumas marcas que produzem cosmeticos organicos, sao elas: Burt's Bees, Method, Jason, Avalon Organics, Albrey, Tom's, Herbal Magic, Suki e Dr. Hauschka.

Nao sei afirmar se tudo isso que ela falou e realmente verdade, mas esse papo sobre evitar parabenos e aluminio ja esta rolando ha algum tempo. Sei que se eu comecar a fucar a lista de ingredientes dos meus produtinhos, vou ter varias surpresas desagradaveis. E voces, se preocupam com os ingredientes contidos nos seus cosmeticos?

27 comentários:

Juliana Borba disse...

Oi Lari! No Brasil eu conheço a marca Surya, famosa por suas hennas, que tem uma linha enorme de produtos sem parabenos, sem petroquímicos, sem óleo animal e ingrediente animal, como a lanolina. www.suryabrasil.com
Muito interessante.
Vc consegui ir aos Correios? Já mandei o dinheiro do frete.
Bjs.

Juliana Borba disse...

Eu me preocupo com esses ingredientes. sim. Agora é difícil encontrar um desodorante sem alumínio. Alguma dica? Acho que aqueles da Lush não tem,né? Eu usava o Aromaco.
E estava conferindo minhas sombras e notei que a MAC não contpem parabeno, as da Vult tem propilparabeno e Revlon contém metilparabeno, propilparabeno e etilparabeno.
Além da alimentação é improtante observarmos os cosméticos que usamos, pois muitos ingredientes sãoa bsorvidos pela pele.

Luiza Gomes disse...

Oi Larissa tudo bom?
Me chamo Luiza Gomes e trabalho em uma agencia, gostaria de falar com vc a respeito de uma parceria com o seu blog, estamos preparando uma proposta e gostaria de sugerir o seu blog, vc pode por favor entrar em contato comigo o quanto antes??
Muito obrigada.
Beijos

Unknown disse...

Eu costumo me preocupar mais com shampoo e condicionador, passo muito tempo lendo a embalagem, mas vou resolver isso pois comprarei um kit de uma marca chamada Deva que segue essa linha de produtos orgânicos.

Acho que desodorante antitranspirante sem alumínio não existe entre as marcas brasileiras, tem alguns de marcas vegans por ex., mas importados.

Re Wypych disse...

Uma dica sobre o Sodium Lauryl Sulfate. Meu dermatologista disse que é comum este produto dar alergias, e ele é muito encontrado nos sabonetes liquidos. A opção é utilizar gel ou loção para a limpeza da pele.
Bjs.

Julia disse...

Oi Lariii!
Estou com uma promoção lá no Frescurinha, vou sortear um estojinho de sombra e balm da Natura, bem fofinho!
Aparece por lá e participa!=]
beijos;
Julia.

Camila Karlla disse...

Larissa tenho uma amiga que tá indo pra Londres no começo do mês.Queria dicas de produtod bons e baratinhos de makeup pra comprar por aí...

Anônimo disse...

eu também vi esse programa. aliás, se bem me lembro foi aí que a julia roberts confessou não usar desodorizante, e fez um segredo à volta disso, não querendo desvendar a alternativa usada, dizendo apenas que se vai refrescando ao longo do dia. mas, pelo que consta, essa alternativa é uma moda já nem mt recente do pessoal de hollywood: fazer injecções de botox nas axilas. e isso mexe com as glândulas, inibindo o odor e blablabla, nem sei bem explicar o modo de funcionamento.

em relação a mim,uma coisa que desde que me lembro que evito,é comprar anti-transpirantes (rexona então é do pior!). dou primazia aos desodorizantes e, sempre que acho, compro os que não contêm aluminio (o da vichy é mt bom!).
outra coisa é evitar os champôs e amaciadores com perfume mt saliente ou aqueles mt frutados (fructis é um big no-no). dizem as cabeleireiras que são os piores, pq têm mts aditivos e muita misturada!

e é só! LOL

bjim*
Márcia

Tati disse...

Oi Larissa, tem pouco tempo que leio seu blog, mas já virei fã. Parabéns pela iniciativa, estou adorando ler suas dicas. Beijos

Simone disse...

Oi Larissa, adoooooro seu blog.
Eu tb comecei a me preocupar com a compsição dos cosméticos e estou tentando diminuir o uso de coisas com mto produto químico. O problema é que no Brasil é dificil achar opções mais orgânicas.
Por enquanto, a única empresa que conheço (e comecei a usar os produtos) é a Surya, que a Ju falou abaixo). Comprei todas os produtos de cabelos, de várias linhas e estou gostando. Tem tb hidratantes corporais. Mas o resto, é dificil achar...Se tiver dicas, divide com a gente (como sempre, né?)
Bjs

Anônimo disse...

Oi Lari. No mesmo livro a Sophie Uliano recomendou a marca brasileira de cosméticos IKOVE by Florestas. Julia Roberts adora o creme para mãos e pés da IKOVE by Florestas. Os produtos Ikove sao vendidos nos EUA ha' algum tempo, nas loas Whole Foods.

www.ikove.com

Lucas disse...

IKOVE e marka brasileiro q foi premeio empresa consigue certificado organico, vende muito fora internacional. A Surya copia lihna organico deles. Podemos comprar os produtos no site dele www.florestas.com.br

Diana disse...

Para quem está em São Paulo, tenho também outras marcas de cosméticos orgânicos como Naturais da Amazônia, Folhata, Feito Brasil(natural e artesanal, não orgânico). A loja fica na Av. Paulista 392, loja 156.

Wanda disse...

Oi Larissa,
Realmente os produtos da Surya são naturais e organicos e não prejudicam o nosso corpo. Eles vendem pelos site deles, então mesmo se não encontrar nas lojas da pra comprar os produtos pelo site deles. Eu adoro a linha de shampoo de frutas que por terem oleo essencial organico tem um cheirinho delicioso. Vale a pena, são produtos muito bons!
bjs
Wanda

Anônimo disse...

Além dos cosméticos orgânicos, eu gosto muito dos Cosméticos orais, ou Nutricosméticos.
Imedeen, Nutryorac,Bio shell, inneov são alguns exemplos de cosméticos que agem "de dentro para fora"

Danny disse...

Cosméticos orais são realmente os melhores para pele.
seus resultados são superores aos cremes.
Eu gosto muito do Nutryorac e do Twistfour.

Anônimo disse...

A Wanda, só lihna Amazônia presiosa de Surya é produto natural e organico. O restante de outras linhas de Surya são químicos mesmo. Como você pode dizer a linha des frutas é natural, já que há apenas 0,2% de ingredient orgânica? Se você realmente ler atentamente a composição dela.

Anônimo disse...

Experimentem AMAZONIA VIVA pois tem alto índice de orgânicos naturais e minerais.
SENSACIONAL!
Uso e recomendo

Anônimo disse...

Oi Larissa

Também costumo usar cosméticos orgânicos e no Brasil é bem dificil de achar algum que não tenha uma "pegadinha" que diferencia natural e realmente orgânico. Achei aqui no Brasil uma linha que vem da França chamada Plante System. acho que foi lançada por aqui recentemente e logo deve fazer um barulhão para os apreciadores de cosméticos orgânicos (realmente 100%). quam quiser saber mais... silcondermatology.com.br ou por sites de pesquisa com Plante System. Espero ter ajudado!

pcesar disse...

Vocês já ouviram falar da Magia dos Aromas? Pois seus cosméticos são certificados pelo "IBD", uma das certificadoras mais rigorosas no caso da origem orgânica.
Se quiserem saber mais, procurem por magia dos aromas na internet ou ecologiabela cosméticos orgânicos certificados.
E viva os orgânicos!

Julie Lunna disse...

Eu conheço a marca Surya,já usei alguns produtos e gostei.
Niely também é uma marca que sempre uso.
Não pode faltar na minha casa o Nutryorac que eu tomo pra pele e cabelos.

camile alves disse...

Oi,Lari consegui encontrar um desodorante de salvia sem aluminio,feito com materias primas organicas,custa 9,90 da CATIVA NATUREZA cosmeticos organicos. bjsss CAMILE

evelyn disse...

Ola, garotas!!!
Testado e aprovados, creme para maos de acerola da IKOVE, e tbem alimpeza facial floral deles tbem (IKOVE).
Co mprei no e comerce deles.(www.ikove.com), entrar em Brasil e pronto.bjim.

Anônimo disse...

Acesse a EcologiaBela.com.br e conheça uma variedade de cosméticos orgânicos e certificados.

Anônimo disse...

Oi! Também importante lembrar que as lindas velas decorativas ou as simples votivas, exalam nada menos que muito parabeno, e, pior...queimado...

Anônimo disse...

Oi! Também importante lembrar que as lindas velas decorativas ou as simples votivas, exalam nada menos que muito parabeno, e, pior...queimado...

Anônimo disse...



Gente , quem quiser um desodorante natural use leite de magnésia, Limpe um frasco de desodorante roll-on e coloque o leite de magnésia, pronto um desodorante natural.
Se quiser que fique mais cheiroso acrescente gotas de óleo essencial.