terça-feira, 23 de junho de 2009

Cafe da Manha: uma analise pseudo-psicologica



Se pudessemos analisar uma sociedade inteira a partir do que se come no cafe da manha, eu descreveria os brasileiros como um povo pacifico, alegre e saudavel. Afinal, nossos habitos de comer frutas, iogurte, pao com manteiga, talvez um cereal e tomar cafe sao basicamente de um povo muito gente boa. Como esperar certa agressividade, de uma pessoa que ainda come um pedacinho de bolo caseiro ja de manha cedo?

Agora vamos a analise dos ingleses. Se voce nunca comeu um full english breakfast, nao sabe o que esta perdendo ou do que esta se livrando, dependendo do ponto de vista. Os vegetarianos provavelmente definiriam esse cafe da manha, como o horror, o horror. Eu o defino como o cafe da manha dos barbaros.

O cafe da manha ingles e basicamente cheio de proteina. Ele e composto de bacon, ovos e linguica. Tipo daquelas linguicinhas que a gente come em churrasco. Alem disso ele tem feijoes ao molho agridoce de tomate, tomate frito, cogumelos, torradas e uma das coisas mais gostosas desse mundo: Hash Browns. Hash Brown e uma fritura composta a partir de batatas desfiadas e novamente juntadas. Uma delicia tanto para o paladar quanto para o colesterol ruim.

A primeira vez que comi um cafe da manha ingles, fiquei bastante assustada. Olhei para o meu parceiro e falei: - mas isso daqui e praticamente um almoco. Ele revirou os olhinhos e continuou a destrinchar seu pedaco de bacon para comer junto dos feijoes.

E o que falar da geleia de laranja, mas conhecida como marmelade. Vivendo no Brasil, nunca havia compreendido aquela nossa expressao: ah, nao vale. Isso e marmelada. Como assim? Marmelada e uma delicia, isso deveria servir como elogio e incentivo e nao como critica. Pois sugiro que mudemos para: Ah, nao vale. Isso e marmelade. Porque o geleizinha azeda e ruim.

Mas nada podia me preparar para o cafe da manha escoces. Esses sim, os verdadeiros fortes de coracao (Brave Heart, antes do Mel Gibson surtar). E haja coracao mesmo pra aguentar tanta gordura e proteina injetados assim de uma vez so as 8 da manha.

Nunca me esqueco do meu primeiro cafe da manha em Edimburgo. Era mais ou menos 9 da manha, quando fui ao restaurante do hotel comer alguma coisinha. Ao olhar para a mesa de buffet, so conseguia enxergar linguicas pretas de fritura, ovos misturados com desdem, bacons justificando o porque de terem sidos hospedeiros da nova gripe e umas bananas mais verdes que nem macaco se atreveria a comer. No meio do desespero, olhei para um cantinho e encontrei algo inimaginavel: um bolo de chocolate, daqueles umidos e bem molhadinhos.

Nao hesitei duas vezes, peguei a espatula e cortei um pedacao daquela delicia. Olhei para os lados para me certificar que ninguem notou que peguei praticamente metade do bolo e fui andando ate a minha mesa. Meu olhar era de tranquilidade, mas minha mente so pensava assim: my precious, my precious!

Minha boca ja salivava quando notei que meu bolo tinha uma textura estranha. Era assim meio grudento demais. Mas ora, dou um desconto ao chef porque viver no frio da escocia nao deve ser facil. A realidade so bateu a minha porta quando coloquei um pedaco do bolo na boca.

Ele tinha um gosto salgado. Nao era gosto de estragado, era de algo com bastante sal mesmo. Meu Deus, pare o mundo que eu quero descer! O que exatamente eu estou comendo? Mal acreditei quando descobri que aquele bolo de chocolate e uma iguaria escocesa chamada de Black Pudding, ou Pudim Preto.


Black Pudding e exatamente uma salsicha feita a partir de sangue bovino ou suino. Sua cor preta e devido a quantidade de sangue que vai na receita. E algo bem tradicional no cafe da manha escoces, mas esta caindo em desuso com as novas geracoes.

Coloquei meu cafe da manha de lado e expliquei ao meu acompanhante, que eu tinha achado que aquilo era bolo de chocolate. Ele me deu um olhar assustado e apesar do silencio tenho certeza que dentro de sua mente so pensava: bolo de chocolate as 9 da manha? O horror, o horror!

35 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkk! Morri de rir, lendo o texto! Realmente, creio que nós, brasileiros, somos o povo que tem os hábitos mais saudáveis no café da manhã, comemos um pouco de tudo, enquanto os ingleses ingerem basicamente só proteínas e muita, muita gordura. Isso é uma questão de cultura, mas eles não deixam de estarem errados. Fico me imaginando comendo um café da manhã desses, sem dúvida alguma eu passaria mal o resto do dia todo!

Vanessa disse...

Gente, passei mal só de olhar.

Maga disse...

Hahaha rachei de rir com o seu texto! Muito bom!

Recentemente no meu trabalho rolou um cafe da manha pra funcionarios e meu chefe perguntou porque eu so' estava comendo uma torrada e um suco de laranja. Expliquei que o cafe da manha australiano 'e "too rich" comparado ao que estou acostumada, e contei dos habitos brazucas.

A expressao dele foi impagavel, mas agora eu entendo o que ele devia estava pensando: bolo caseiro `as 8 da manha? o horror, o horror.

Juliana disse...

ahaha que horror!
To me sentindo tão light agora!

Gabi disse...

Estava terminando de comer um bolinho ana maria, tomando café com leite e me sentindo mal por não estar comendo algo mais saudável no café da manhã mas depois que li esse post a culpa foi embora.

Gabi Rebello disse...

Menina! Só de olhar pra esse café da manhã já passo mal! x_x A única coisa que eu comia quando estava aí de manhã era sucrilhos ou paasava na Starbucks pra comprar um Caramel Cappuccino e olhe lá! Só o cheiro das coisas na residência estudantil já me embrulhava o estômago...hehehehehe! ^^"
Beijos!

Drica Marreco disse...

huahuhauahauahua
Gente, q situação!
Coitada!
Fico a pensar: quem é anormal na história? Nós ou eles? hauhua
Gosto é gosto né?!
Ansiosa por suas próximas aventuras gastronômicas!
bjus

Fernanda Corradi disse...

hahahaha
que sarro!!!
adoro essas suas histórias!!!
bjossss

Unknown disse...

Blergh, nem imagino comer esse black pudim de manhã e em nenhuma outra hr do dia. Parece mesmo bolo de chocolate, acho que eu cometeria o mesmo erro.

Cris Pironi disse...

Q horrorrrrrrrrrrrrrrr!

Eu já fico boba de ver o café normte americano de filmes, bacon e ovos, agora esse lance de feijão nunca me coube na cabeça. Isso até pra almoço é pesado, né?

Agora, te juro, se eu pegase o tal bolo de sangue e colocasse na boca, e só depois fosse informada do q era, eu ia fazer estrago por td lá! Tenho PAVOORRRRRRRRRRRRRRRRRRR dessas coisas!

Bjsssssss.

Loo disse...

JEMT WTF?


eu já tava feliz com seu bolo de chocolate cremoso kkkkkk

credo!

Dhayene disse...

Meu Deus que café da manha medonho......quem ja se viu comer linguiça e feijão no café da manha kkkkkkkkkkkkk e depois ainda ser chic kkkkk só ai mesmo.

Letícia disse...

haheaheheahehhehaeh..... não toh me aguentando de rir Lari!!!!!...ahehaehehaeh... que otimo... eu tb acharia q era um bolo de chocolate + que nojo neh... quanto sangue... meu pra vampiro esse bolo!!!!....ecaaaaaaa....Jamais conseguiria comer um café da manhã desses de capeões!!..aehaeheh meu intestino nunca deixaria!!!... passo mau até com mamão de manhã imagina comendo essas coisas!!! nem pensar!!!!
bjs,

.:.A Luciana.:. disse...

Eeeeeeeeeeeeeeeeeca... sangue? Passo mal rs

Mandy disse...

hehehe que onda!!!

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Aqui no Japao eles comem comida no café tb!!kkk minha amiga q ganhou nenem, sofreu c o cafe do hospital!! :)

Gabi disse...

Meu!Quase vomitei aqui!
nem tanto pelo bacon,ovos ,liguiça e tal,isso eu já sabia.Mas aquele pudim preto ñão sei das quantas...que nojo!!!!

Shirley Stamou disse...

Lari,
Amei o texto, querida!
Que medo desse café da manhã...rsrsrsrs
beijos,

pribrandt disse...

kkk.. lá na serra do RGS eles comem black pudding, mas com o nome de morcilha..eca!Sou gaúcha, mas me nego a provar, heheh..

Farofa de Batata =] disse...

Adorei esse post!!
De fato os cafés da manhã são bem destintos, eu não consigo comer nadinha de manhã fico enjoada, fico só no chá e olha lá.....

Mas quando eu for parar ai no Reino Unido pode ter certeza que eu vou enfiar comida goela abaixo, afinal eu amo esses confins do mundo =D

Boa quartaaaaa

Miquilisssss
Bru

Anônimo disse...

Uiiii está pior que café da manhã japones rsrs
Aqui de manhã se come arroz com missoshiro hahaha mas só os japas mesmo, pq eu como pão rs e tem um mais gostoso q o outro rs

Monica Lima disse...

Oi Lari, muito bom o texto, só é importante falar que eles não comem esse café da manhã todo dia não, viu? E´mais no fim de semana (afinal quem tem tempo de fazer um full english breakfast de manhã?) ou em hoteis e tal. Mais como um treat do que diariamente.

Eu como sou vegetariana, passo reto! Hahahaha!

Beijos

disse...

huauhahuahuahuauhahua
Tava lendo o começo da história e na hora já lembrei do Bolo de Chocolate sangrento! hahahahahahaha

Ana Farias disse...

Pra começar, "café da manhã dos bárbaros" não é apenas uma expressão engraçada pra caramba, mas com ela vc explicou direitinho do que se trata mesmo! rs

A primeira vez que vi um café desses ao vivo foi em Sydney. Quase morri de "ew", mas até que o trem, lá pelas 14h, é digno. E comer cogumelos e ovos mexidos com torrada de manhã parece bizarro, mas depois de um tempo anda até me fazendo falta! rs

Mas o pior de tudo é uma coisa que só existe lá na Austrália mesmo: Vegemite. Aquela pasta salgada pra mim é igual a jiló: só preciso cheirar pra saber que é a treva! :s

beijim

Gleyda Cordeiro disse...

Olha, eu adoro as resenhas de cosméticos que você faz,mas esses s posts sobre choques culturais são ótimos!
E eu prefiro o café da manhã do Brasil mesmo.

Aline Uk disse...

I loooove Full English breakfast!!!! Eu consigo comer todos os dias se deixar.... ainda amo com tomade assado, nao precebi se tem na foto!!! Como ate de janta!! kkk

Well, na verdade prefiro do que um pao com manteiga, acho que já acostumei de mais, né?

ALine UK

Juliana Eliezer (Joo) disse...

No COMECINHO do seu texto eu me lembrei (com nojinho) da existencia do tal black pudding... e olhai ele, no final do post!!!!

Fernanda Alves disse...

Noooossa!

Eu sou LOUCA por café da manhã, sério, é a refeição que eu mais gosto, de longeee.

Eu adoro um american breakfast: quando viajei, me deliciava com aquelas biroscas com uma chapa enorme e ovo revirado com bacon, e uma mulher de meia idade atendendo no balcão.

O bolo de sangue eu só pensei iiiiiew, mas o resto eu provaria. Acho que provaria até o bolo nojento, só por curiosidade.

adorei seu relato tb, é engraçadíssimo! Fiquei imaginando suas reações, e olha que eu nem te conheço!

beijão

Lucy In The Sky disse...

Amei o seu post!
Me deu saudades do meu segundo lar hehehe.
Morei na Inglaterra durante 5 anos. Quando fui apresentada ao english breakfast eu achei aquilo meio estranho...gente quanta comida! E quando vi o black pudding eu perguntei ao meu marido o que era e ele me explicou. Comi mesmo assim! Afinal de contas gosto de experimentar as coisas, antes de dizer que nao gosto. E para a minha surpresa, eu ADOREI! Meu marido entao me disse que agora eu tinha me tornado uma inglesa de verdade hehehe. Em agosto estou indo para la e nao vejo a hora de tomar o meu english breakfast! E se vc precisar de alguma encomenda 'e so falar ok!?
Adoro o seu blog! Beijinhos
Lucy

IMCDC disse...

Achei maravilhoso!!! Esse "bolo de chocolate" aí deve ser parecido com o nosso chouriço...

Adriana Rodrigues disse...

LARISSA, esse foi ótima! Adoreie seu blog, ele é ótimo!! Vc é ótima!! Nem num brunch aqui no Brasil a agente come estas iguarias. Acredito que os ingleses, bem como os europeus, comam bastante proteína e gordura pela manhã por causa do clima frio, pois é necessário mais calorias para manter a temperatura ideal para o nosso corpo se manter estável e em atividade. A teoria até funciona, mas na prática não sei se acharia o ideal, ainda mais que depois de horas dormindo, sem se alimentar, acordar o organismo com uma refeição tão pesada... O bolo de chocolate foi uma surpresa e tanto, mas acho que eu teria a mesma reação que vc. UI!! Rs rs. Bjs.

Anônimo disse...

The Lyford Cay Denomination serves as a community resource after international and Bahamian families. Lyford Cay College offers a enormous standard Nursery through Luxurious Creed education. By a multi-cultural habitat that promotes perception amongst distinctive nationalities, students are provided with the opportunities and resources to develop cross-cultural learners and guilty citizens. Lyford Cay School is an undecided, non-denominational, day school. The university is a non-profit-making metaphysics ens governed around a Board of Directors.

http://osibyl.wordpress.com/
http://dizagicy.wordpress.com/
http://lenusi.wordpress.com/
http://syzefudyv.wordpress.com

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

tb

Anônimo disse...

Chupe-me