terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Quanto Acreditar em Propagandas?

Ha alguns anos aqui na Inglaterra tem-se um debate bastante acalorado sobre quais deveriam ser os limites do uso de programas de imagens, como Photoshop, ou artificios externos como cilios posticos em propagandas de cosmeticos e maquiagens.

O debate ficou tao serio que os proprios consumidores comecaram a fazer reclamacoes para a agencia reguladora de propagandas, ASA, sobre imagens ou videos que enganam a percepcao do espectador. Dois casos interessantes sobre este assunto sao os da propaganda impressa da mascaras de cilios Magnif'Eyes, criado pela Rimmel London, e da propaganda televisiva da Telescopic, produzida pela L'oreal.

Apesar da Rimmel ter negado a utilizacao de cilios posticos na propaganda da Magnif'Eyes, depois da reclamacao de uma consumidora, a empresa nao conseguiu apresentar provas suficientes de que a imagem da modelo Kate Moss so utilizava mesmo a mascara de cilios e teve que admitir o uso de Photoshop para aumentar a percepcao dos resultados.

Ja no caso da propaganda da mascara de cilios Telescopic, que mostrava a atriz Penelope Cruz aplicando-a em seus cilios, a L'oreal teve que assumir que na verdade a atriz utilizava cilios posticos e que isto poderia levar a um erro de julgamento sobre o real efeito do produto.

Como consequencia da polemica destes dois casos, as industrias de cosmeticos que atuam no Reino Unido atualmente tem por obrigacao avisar ao consumidor caso estejam se utilizando de artificios em suas propagandas. Claro que esta forma de aviso fica em letras minusculas e voce tem que estar muito atento para nota-las, mas ja e um avanco.

Apesar do aviso, muitos casos de propagandas deste tipo ainda causam polemica no Pais. O mais recente envolve novamente a L'oreal e uma celebridade, desta vez a cantora inglesa Cheryl Cole. Nas propagandas de televisao e revista do shampoo Elvive Full Restore 5, a cantora aparece com apliques de cabelo. Apesar da empresa ter deixado isto claro em suas propagandas, muitos clientes criticaram a L'oreal por novamente passar uma imagem falsa dos resultados de seus produtos.

Sei que no Brasil as agencias reguladoras de propagandas ainda nao chegaram ao nivel de exigencia dos padroes ingleses. Mas o que voce pensa como consumidora? Gostaria de ser avisada do uso de artificios nas propagandas de cosmeticos, ou acredita que isto faz parte da industria e so acredita em propaganda quem quer?

40 comentários:

Renata disse...

Oi Lari!!
Muito complicado essa questão da propaganda. Acho que os consumidores tem sim o direito de se sentir lesado, pq a forma como eles exploram o produto é lindamente absurda, as imagens ficam lindas, mas a aplicação na vida real não é nada daquilo. Mas acho muito difícil uma pessoa vendo essas duas imagens da loreal e da Rimmel acreditar que somente com uma máscara nossos cílios ficarão assim.

Faby disse...

Acho frustante ver um produto na revista, outdoors, que não é a real promessa do produto adquirido, nunca q por ex os cílios vão ficar enorrrmesss assim com um simples rímel por mais camadas q vc passe, vc chega em casa toda feliz com o produto q não cumpre o q promete, e olha q uns 60% desses produtos são assim, tudo ilusão de ótica.

Letícia disse...

Esse negocio de propaganda é punk mesmo.. sou publicitaria e sim existe muita coisa por de baixo dos panos..!!!
bjs,

Li disse...

Não sei se avisar seria o melhor caminho... Eu não compraria uma máscara de uma empresa que diz, na propaganda, que a modelo está usando cílios postiços! Foge totalmente do objetivo da propaganda, né! Da mesma forma que a gente sabe que o nosso cabelo não vai ficar da cor do da Ivete Sangalo (já que tudo depende da cor de fundo, do tipo do cabelo e etc)e que a cor dos esmaltes nas unhas nunca é igual a cor que mostra no monitor ou na revista... O consumidor sabe disso. E talvez o objetivo da propaganda seja não vender O produto, mas vender o GLAMOUR em que ele está inserido, entende?
Beijos ;)

Mandy disse...

Acho que tem que avisar SIM! Ele fazem umas ropagandas que não correspodem a realidade do produto e é realmente frustrante e irritante. É tudo muito surreal!

Adorei a matéria, está de parabéns!

Mandy disse...

Acho q n é pq o consumidor sabe q a mentira deve continuar. E o consumidor só aprendeu isso, de q é tudo mentira quebrando cara. EU acho errado manter uma mentira baseado na desculpa do "já sabemos". As empresas tem q ter seriedade, se o produto é bom elas vão vendê-lo, tme o boca-a-boca, fora existirem outtras formas de fazer a propaganda chamar a atenção, uma alternativa é trazer as coisas p/ a realidade, próxima do consumidor, ao invés de tentar criar uma realidade alternativa que só faz frustrar e trás tantos problemas, como anorexia, bulemia, etc

Márcia disse...

Sou totalmente contra os efeitos usados nas propagandas, temos o direito de saber o efeito real do produto

Sabrina Ferreira disse...

Mas e se pararmos para pensar no lado das propagandas de produto? Por exemplo quem não se chateou ao comprar as famosas imitações de Météorites Guerlain pela Avon? Você via o folheto e o potinho estava repleto de bolinhas e a comprar percebia que na verdade você estava comprando uma enorme esponja que ocupava 90% da embalagem? Está errado enganar a população. Concordo que muita gente não vai pensar que ao aplicar uma máscara irá fazer com que os cílios tripliquem de tamanho, mas sempre terá aquele que irá acreditar sim. Que será mais simples e com menos conhecimento de cosméticos que irá ser enganado. O maior problema é que as empresas querem apostar no sonho e esquecem que é a realidade que mantém as vendas. E digo mais, o maior problema somos nós mesmos consumidores que não nos revoltamos ou não exigimos os nossos direitos após sermos enganados... Do que adianta comprar o produto uma única vez? A grande diferença nos dias atuais é que os blogs estão sendo os grandes propagadores dos produtos das lojas... É através deles, das propagandas reais feitas por vocês que as consumidoras compram ou não um determinado produto. Não sei se adianta ou não colocar em letras mínusculas o que realmente está acontecendo, eu particularmente prefiro uma coisa mais real...

Cacau disse...

Eu acho isso errado.
Eu não leio revistas femininas e nem vejo tv, confesso (além de ter passado a comprar de pequenas empresas que eu amoo *_*)
Então propagandas não costumam alterar meu consumo na parte de maquilagem...

Mas imagino que alguém vendo uma propaganda numa revista imagina que aquilo é efeito do produto.
Cara, como podem photoshopar uma propaganda de base, por exemplo? Nenhuma base é photoshop!
Usar cílios postiços em propaganda de rímel? Vende os cilios postiços então, poxa!
Isso é, sim, uma forma de lesar o consumidor. Você é enganado e muitas vezes levado a comprar um produto por causa de uma mentira.
(quem nunca se iludiu com foto de prato de comida em restaurante, ein?)

Mas acho que, num geral, as pessoas sabem que aquilo não é real.
Procuram saber antes, pela internet ou revistam que avaliem produtos, se a tal base ou o tal rímel é bom...

O que eu gosto no Aromaleigh (lojinha que mais compro atualmente) é que mal tem propaganda e, quando tem foto de pessoas usando, é a própria galeria de consumidores.

E eu acho que, poxa, uma mulher comum, sem salão caro e sem photoshop, usar e curtir um produto me garante muito mais que ele é bom...

Acho que, no mínimo, aviso tem que ter.

Dany_Cica_Lambiazzi disse...

Tem que ter aviso sim e tinham que ser bem maiores!
É uma vergonha empresas com grandes nomes precisarem recorrer a este tipo de apelação... por que pra mim é isso... eles estão apelando... enfim... Aqui no Brasil tem muita gente ingênua... o Ideal por aqui seria grifar e destacar o aviso... Mas mesmo assim muitos serão enganados...
Enqanto isso meninas devemos fazer nossa parte... quando estiverem descontente com algo envie e-mails... botem a boca no trombone... isso poderá não fazer a revolução mas com certeza, com o tempo, fará a diferênça.

Lari parabéns pelo Post...

Bjusssssssss

Ale Marchi disse...

Se não existisse photoshop, talvez eu acreditasse um pouco.

Anônimo disse...

Lari, parabéns pelo post, ótimo tópico. Principalmente para nós mulheres que adoramos cosméticos e somos vaidosas demais, é muito fácil sim ser enganada com a promessa de uma pele perfeita, rimmel perfeito, etc. Depois que eu descobri o site photoshop disasters (por favor meninas vejam as fotos alteradas de campanhas publicitárias neste site, para termos consciência do QUANTO as imagens são manipuladas) passei a perceber que não algumas, mas TODAS as fotos atualmente são retocadas e passam uma imagem que simplesmente NÂO EXISTE no mundo real. A gente tem uma imagem alterada da realidade, folheia estas revistas e se acha um lixo, mas aí você percebe que pele de bebê é pele de bebê, nem adolescente vai ter uma pele daquela, é falso. É airbrushed. Daí a gente corre comprar cremes carésimos que podem até deixar a pele melhor, ou acreditar que uma base cara vai fazer milagres, mas jamais da maneira como é na propaganda. É muito bom este blog sobre photoshop,´foi feito por um ingês que trabalha na área, assim como os comentários de quem trabalha na área. Descobri vendo um blog de cosméticos que tava no lonk do da Lari. Parabéns de novo

Ana disse...

Bom, propaganda enganosa existe, e convence.
Acho que cabe a nós tentar reconhecer numa propaganda o que é "real" e o que é 'recheio", como no caso de cílios postiços em propaganda de máscaras...todo mundo tem que convir que, não existe uma máscara que faça crescer cílios longuíssimos em minutos, não é verdade?
Mas que devia ser proibido aumentar, mudar cores, prometer milagres devia sim!


Beijo!



www,thefrozenbeauty.blogspot.com

Renata disse...

Post ótimo! Deveriam todos ser obrigados a avisar, sim, isso até desestimularia o uso de photoshop e outros artifícios tipo o caso dos cílios postiços. Quem iria confiar numa mascara que pra mostrar a que veio tem que usar cilios falsos ou photoshop? A tendência talvez fosse as empresas usarem menos esses recursos e mostrarem melhor os efeitos dos produtos. Seria melhor, acho.

bjs!

Dricolina disse...

Porque vender um produto com propaganda enganosa? Isso sim faz o produto parecer ruim.
Sou contra a mentira, ainda mais mentira pra vender, mentira que acaba com a auto estima das mulheres normais e encaminha as adolescentes pra frustracao, bulimia e dificuldades de auto aceitacao.
Realidade ja! Eh pra isso que serve a criatividade!

Fashion girl peu! disse...

Guriaaa post perfeito, tava pensando nisso esta semana, tem cada photo super alterada! Ai compramos e não era nada disso! Já fui vítima hahahaha

ameiii teu blog, parabéns pelo post muito importânte falar disso!

Se quiser passa lá no meu ok!

http://fashiongirlpeubr.blogspot.com/


bjos

Bia Henriques disse...

Ser advertidas que existe manipulação na imagem, deveria ser a regra. Infelizmente, nós, consumidores, não conseguimos saber se a foto foi, ou não, manipulada. Mas cabe justamente a nós denunciar esses artifícios e fazer com que as propagandas tornem-se mais honestas.

Grazi disse...

Esses tempos recebi um e-mail mostrandos os lanches/comida nas fotos de propaganda e na real.

E é frustrante né... Acho que tem o lado positivo e negativo... Mas precisa ser usado com moderação mesmo né....

Ladiee, tem sorteio de um Jade e um Glacial da Big no blog...
Se quiser participar ou divulgar, agradeço!

:***

Cíntia Mara disse...

Acho que seria interessante saber sobre os artifícios utilizados, mas mesmo assim, acredita quem quer. Utilizando o exemplo que você citou, tanto eu como minhas duas irmãs temos cílios compridos, volumosos e definidos, herdados da família da minha mãe. Não uso rímel, mas já aconteceu de gente não acreditar que são naturais. Se eu usar um produto desses, com certeza o efeito vai ser muito mais forte do que em alguém que tem pouco e as consumidoras podem ser enganadas achando que todas poderão ficar com esse volume.

Outro caso interessante é o daqueles produtos para cabelo que prometem liso perfeito. Conheço pessoas que têm um liso perfeito naturalmente. Quem me garante que as modelos das propagandas não têm os cabelos assim também? Quem me garante que os meus cabelos relaxados/tingidos/chapados vão ficar tão bonitos quanto os delas?

Enfim, o consumidor tem que ter senso crítico e não acreditar em tudo o que vê. Olhar a composição, comparar, ver opiniões de quem já usou. Por isso acho interessante acompanhar os blogs de cosméticos, às vezes encontramos opiniões totalmente opostas sobre um produto, outras vezes todo mundo concorda que é ótimo ou que é péssimo.

Bjs

Bruna Gueiros disse...

eu queria SIM saber o REAL resultado daquele produto. Com postiços, apliques, primers, etc.. tudo fica mais bonito né?
great post, thanks!

Thatiane L. disse...

OLha, eu uso essa máscara de cílios. Não fica igual a foto, mas fica muito grande. Eu já uisei várias marcas, desde Avon até YSL e Lancome. E máscara que aumente os cílios até agora essa é a minha predileta, detalhe que ela dura muito, mesmoo sem ser à prova d'água.
Mas realmente, igual a foto não fica nunca!
:**

Anônimo disse...

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Tatiana disse...

"Propaganda enganosa" devia ser pleonasmo... =)

Acho q ninguém acredita nesses truques da TV, mas tbém essa coisa de "correr atrás dos seus direitos como consumidor" ainda não é muito comum por aqui ! *rs*

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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My dogs are also pretty eccentric about the laser gyroscope I got from DealtoWorld.com. They unceasingly follow the gyroscope as it spins, although at first they kept barking at the laser slight show, and also because it produces music. But after they got used it, they've stopped barking but just watch over following the gyroscope whenever I start spinning it. Kids are also pretty amused nearby it. Sometimes it's proper to possess pleasing toys on all sides the blood so that you can desert the toy on while the kids are being amused or playing with it while you live prepare foodstuffs or sock changed. The gyroscope is one such trinket with this purpose.

The gyroscope I bought from DealtoWorld.com has a dragon as a pattern on it, and produces a taper exposition with red, obscene, and unskilled colours. Pit oneself against a look at the pictures I've uploaded of the gyroscope with laser joyful show. The music produced from the gyroscope is not that great but decorous plenty to treat any supplementary roomer to the house. The gyroscope is red and black, making it look particular coolth, and slightly masculine with that dragon imprint.

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Since Christmas is coming, this laser radiance playing gyroscope can dialect mayhap be a superb Christmas contribution looking for the toddler or methodical the pet! Alternatively, the gyroscope can really be a gracious reckoning to the usual Christmas decorations. I can imagine placing it adjoining the Christmas tree and perhaps spinning it when guests succeed in the house. Looks like [url=http://www.dealtoworld.com]DealtoWorld.com[/url] is getting my duty yet again!

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