quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Magreza Excessiva


Sei que este Blog e sobre cosmeticos, mas nao tive como nao escrever sobre algo que esta me incomodando. Estava olhando as fotos das modelos que estao participando do SPFW, para conferir as maquiagens e looks e nao pude deixar de notar como elas estao magras demais. Interessante e que ate agora nao vi nenhum blog comentar sobre isto.


Uma magreza excessiva, que chega a incomodar. Ora, cade aquele papo de que modelos abaixo do peso nao seriam mais utilizadas em desfiles? Esse bla bla bla morreu, nao?


Nao consigo me identificar com essas imagens de mulheres anorexicas e definitivamente nao e algo que traz inspiracao. Duas leituras indispensaveis sobre este assunto estao hoje na Folhaonline: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u682197.shtml e http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u682199.shtml


Esta magreza tambem te incomoda?

27 comentários:

LaLoka disse...

Nossa essa edição do SPFW tá parecendo aula de ortopedia, só ossada. Muito feio de se ver. Fora que as roupas esquisitíssimas ou são plágio descarado de outras coleções de outros. Nada que desperte desejo. Até as makes tô achando bem chatinhas, tirando o desfile da Fábia Bercsek, olhão preto que não inova mas anima, o resto ZZZZZZZ
Bjos
Roberta

Jou Jou Balangandã disse...

Larissa, parabéns pela iniciativa! Acho que a única coisa que podemos fazer é divulgar esse absurdo. Peguei carona no seu post e também falei sobre isso lá no meu blog.
Bjos

Mandy disse...

Aff eu nem vi o SPFW, eu sou meio desligada dessas coisas, mas acho essa moda estúpida de magreza um absurdo! Depois ficam as meninas todas anorexicas!

Aline Ramos disse...

da sim...e da muuuuuita agonia de ver isso!
eu nem to conferindo muito o SPFW porque, como ja disseram ai nos comments, to achando tudo mt igual,sem graça,sem vibe..e me nego a aceitar que eu deva me inspirar nessa magreza doentia....pessimo!!
bjooo

Pessoa número 7 disse...

Mais do que incômodo, acho preocupante....
Eu não acompanho desfiles de moda, confesso, mas vejo algumas fotos de vez em quando na uol...
Meninas, na pré-adolescência e adolescência, muitas vezes podem procurar nessas modelos alguém para se espelhar, afinal, a modelo carrega uma série de significados valorizados...
E nem só elas, né?
Quantas mulheres num peso ok se acham gordas?
Esse tipo de coisa tem de mudar...
Será que jogaram aquela coisa de modelo não pode estar abaixo do imc xis pro ar?

Cacalldv disse...

A direção do SPFW já se pronunciou sobre isso...Achei que eles falaram super bem..Não lembro mais onde lí, mas eles falaram que exigem atestado médico das modelos e insentivam as modelos menos magras, mas como a maioria delas trabalha no exterior, não tem como controlar, já que lá fora, o "ideal" ainda é modelo-cabide-ambulante...

Sheila disse...

Oi Larissa,

Não acompanho o SPFW e o que aparece de interessante - make - sempre aparece no blogs, por isso eu não tinha visto nenhuma modelo de corpo inteiro ainda.

Me incomoda sim, pelo "simples" razão de que trabalho com adolescentes e este modelo horroroso e absurdo de "beleza" passa a ser o desejado. Conheço meninas lindas de 14, 15 anos, com corpinhos perfeitos, que querem emagrecer porque se acham gordas. E quando você vê uma modelo - acho que foi a Lara Stone - dizer que está gorda quando não deve pesar nem 50kg... aí é de assustar mais ainda!

Bjks.

Lu disse...

Eu tava achando estranho ninguém comentar sobre isso.
Fiquei impressionada qdo vi q as meia calças estavam frouxas nas modelos.

Sil Barros na versão férias! disse...

Todo ano são os mesmos comentários, mas o mrcado da moda não consegue superar essa exigência de magreza.

Grace Rangel disse...

Toda vez que tem algum evento de moda no país a a polêmica sobre o peso das modelos é discutida mas nada é feito. As pessoas que podem mudar esse papel só se pronunciam quando alguma modelo morre, e só fazem promessas que nunca são compridas, como a de não utilizar modelos tão magras. Eu particularmente não consigo assistir a nenhum desfile (principalmente os europeus) pois para mim não há beleza alguma em ver meninas cada vez mais esquálidas desfilando. O triste é que para os chefões da moda isso não importa e as modelos estão virando literalmente apenas cabides para as suas roupas. A consequencia? Meninas doentes desfilando e meninas doentes do outro lado extremamente frustadas por não alcançar essa "beleza".
Quando isso vai mudar? Infelizmente não saberemos.

Bruna Sodré disse...

Pior, já vi opiniões do tipo: elas são lindas, não são?

Caramba, nãoo! rs

Não consigo ver alguem nesse estado de magreza e achar bonito, glamouroso.. é o mesmo caso da Vic Beckham que está num estado de anorexia fortíssimo e as pessoas ainda elogiam..

Infelizmente, algumas pessoas realmente ainda acham isso bonito!

Ozaíla disse...

Oi Larissa, gostei muito da sua observação. Para tornar seu post ainda mais interessante, vc pode acrescentar essas imagens da V magazine http://www.vmagazine.com/cms/files/010610_solve1.jpg. Tenho certeza que a beleza das modelos não é ajudada neste caso pela magreza. Bjs

Unknown disse...

Sinceramente, ontem me encomodou bastante assistir ao SPFW...eu tenho 1.72m e peso 50kg, sendo que sou a "falsa magra" devido a ABUNDANCIA hehehe, mas tinha menina ali MAGRA DE FAZER PENA! Deu vontade de mandar todo mundo pro Mc Donadls djá!

Ale Marchi disse...

eu não acompanho essas semanas, pelo simples fato de elas não exibirem moda para mulheres comuns, com corpo de gente normal. logo, por que eu vou perder meu tempo prestigiando o trabalho dessas pessoas?

Anônimo disse...

É menina, no jornal S. Paulo Agora do último final de semana, saiu uma matéria sobre a Miss São Paulo de uns anos atrás com anorexia, e, que perdeu todos os pelos do corpo. Na matéria ela contava sobre peso exigido da agência e que se baseava somente em gelatina light. Resultado: ela perdeu ótimas oportunidades por ficar doente, hoje faz tratamentos caros e ainda está careca aos 27 anos.É uma pena que isto está acontecendo, mas muitas atrizes também estão mostrando isto na tv e ninguém se incomoda.
Valeu este post!!!
Beijos do coração ...
Eliana.

Juliana Eliezer (Joo) disse...

Lari, eu te confesso que estive na Bienal e não vi nem MEIA modelo, porque não tinha convite pra desfile - pessoalmente, acho desfile um saco, é muito pouca coisa que se aproveita pra vida real e se é pra falar de coisas do mundo das idéias, fico com meus livros da faculdade (não me entenda mal, eu adoro moda, mas moda que uma pessoa de verdade pode usar). Eu não vou chover no molhado e dizer o que todo mundo já disse. Só vou dizer que as modelos da época 'saudável', tipo a Cindy Crawford, eram bem mais bonitas. E que o so-called mundo da moda tem que repensar algumas coisas, assim como as meninas que embarcam nessa. Ok, algumas não têm muito mais oportunidade na vida, mas pras que têm, bem, dinheiro não é tudo, fama menos ainda, ficadica.

Fofocas disse...

claor que sim, é doentio!!!!!

Ana Paula disse...

Que coisa mais horrenda, isso não é jeito de viver minha gente, dinheiro nenhum paga esse freak show.
Meninas bobas.

Cíntia Mara disse...

Eu não me identifico com nenhuma dessas modelos magérrimas porque estou beeeem acima do peso considerando "normal" pra minha altura. Olha, não gosto de ser gorda e quero emagrecer. Mas acho que não conseguiria ser tão seca! A mulher parece mais velha, algumas têm aspecto de doentes.



Parece que foi só blablabla mesmo o negócio de não poderem usar modelos abaixo do peso. Onde esse povo tá com a cabeça, hein? Mulher magra demais é fora da realidade, não só do Brasil, mas do mundo todo. Por que não fazem algo real, que seja realmente bonito de se apreciar? Que falta de gosto querer mulheres "fundas" de tão magras! Ser saudável é diferente de ser gorda, elas poderiam ganhar uns quilinhos de massa magra. Tenho certeza que iam continuar fazendo sucesso, talvez até mais.



Beijos

Andrea Francischini disse...

Isto não é magreza, é DOENÇA! anorexia é uma doença séria e todos fazem vista grossa qdo assistem a aplaudem meninas assim desfilando. a melhor coisa que podemos fazer é divulgar as matérias como a Larissa fez e acho que, como mulheres, deveríamos ficar revoltadas em ver como estas meninas massacram seus corpos para agradar os estilistas e as agencias. Ser magra é uma coisa, mas ser doente e ainda receber elogios por isto é ABSURDO! enquanto todos os envolvidos na moda ficarem tirando o corpo fora deste assunto e culpando uns aos outros nada vai mudar. queria ver um estilista com coragem e um pouco de bom senso que colocasse somente meninas saudaveis para desfilar. tenho certeza que faria sucesso e no próximo ano outros iriam fazer a mesma coisa. isto sim é mostrar responsabilidade!
No meu blog tbem escrevi sobre isto. www.segredosdefiona.blogspot.com

Adriana Rodrigues disse...

LARI QUERIDA, realmente, é espantoso, vai entender o mundo das passarelas... :§
O pior é que as meninas e adolescentes pegam este 'modelo' para si e caem nas armadilhas das dietas, anorexia, bulimia, distúrbios de todo gênero...
Recentemente vi na web um editorial da SPFW, que mostrava poses, com roupas iguais, de duas modelos, uma magérrima e outra cheinha. A cheinha deu um banho de beleza, sensualidade, charme e saúde.
(Desculpem as beeem magras, mas não consigo ver saúde e beleza num perfil de muita pele e osso, nem em prol dos sonhos da moda...)

Bjss.
Adriana Rodrigues.

Suzala Reis disse...

oi Lari, florzinha...
Nossa, nem me fale...cheguei a ficar impressionada assistindo uma parte dos desfiles na TV. Isso não pode ser normal, nuncaa!!!e o pior, tem gente ainda que quer copiar...parabéns pelo post.
Beijos, linddaaa...adoro o seu blog...!!

http://meninachic.blogspot.com
http://oquemaismeapetece.blogspot.com

Shirley Stamou disse...

Lari,
Concordo com vc...
Nada saudável.
beijos,

Anônimo disse...

Gente o que é isso?
Aquilo parecia o desfile do corredor do hospital de desnutridos! Ou pior, modelos recém saidas de um campo de concentração. Péssimo, lamentável... O pior é que no Brasil tem tanta mulher bonita, a gente devia é dar o exemplo pros gringos bixonas que só querem deixar as mulheres horrorosas, e por na passarela várias mulheres de verdade, não gordas, mas tipo "boazudas". Lançar uma nova moda, quebrar dogmas e paradigmas em cima disso. O Brasil tem cacife pra isso, e certamente faria muito sucesso.

Marcia disse...

Sim, Larissa, acho preocupante e muito assustador....os "Stylists", e toda essa gente ligada à moda está totalmente sem noção...parâmetros de beleza e de normalidade estão sendo perdidos.Vem por aí mais uma geração de meninas bulímicas e anoréxicas...e sabe o que mais me entristece? A postura de "não tô nem aí" de muita gente....bjs!!

Dricolina disse...

Eu queria mesmo era ver gente comum nos desfiles, pois se a questao eh se identificar com as modelos tambem nao me identifico com aquelas belissimas... prefiro as modelos que tem cara de pessoas que poderiam ser uma conhecida nossa...
E quanto as modelos esqueleticas, acho horrivel, mas sinceramente as tendencias muitas vezes sao horriveis! quem tem filha que cuide pra que ela nao se identifique com a magreza excessiva e acabe doente.
bjs

Lu disse...

Vejam fotos de magrelas no SPFW:

http://mundodalu-lu.blogspot.com/2010/01/modelos-caqueticas.html