sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Opiniao de Cientista

A revista Allure de agosto veio com uma materia bacana com cientistas que trabalham na area de cosmeticos. Na materia, a jornalista Sarah Wexler perguntou aos cientistas quais eram os cosmeticos que eles admiravam e quais eram os que eles nao achavam interessantes.

As respostas mais interessantes surgiram na segunda pergunta e como achei o topico polemico resolvi dividi-lo com voces. Obviamente nao posso traduzir a materia inteira e publicar aqui no Blog, mas traduzirei algumas das respostas para comentarmos.

- Qual cosmetico voce nao acha que vale toda a importancia que ele tem?

Ni'kita Wilson - Maquiagem mineral. Para mim soa estranho rotular um cosmetico colorido como mineral uma vez que todos os cosmeticos contem minerais. Da a impressao de que o produto e feito inteiramente de minerais,  quando a maioria na verdade tem a mesma quantidade mineral que a maquiagem tradicional.

Jim Hammer - Shampoos caros nem sempre sao os melhores. Voce esta mais pagando pelo nome da marca, visto que existem shampoos em supermercados que sao tao bons quanto.

Ron Robinson - Mascaras de cilios que vibram ou tem acao giratoria. Na minha opiniao, a existencia da vibracao ou do efeito de girar nao faz com que os cilios fiquem maiores, com mais volume ou mais definidos do que com uma mascara de cilios tradicional.

Joseph Cincotta - Produtos para cabelo e pele com ingredientes exoticos de plantas e extratos marinhos. Eles geralmente nao estao incluidos nas formulacoes numa quantidade suficiente para serem eficientes, geralmente e somente 1 gota num galao de ingredientes sinteticos.

Nick Morante - Cosmeticos rotulados como naturais ou organicos. As pessoas tendem a acreditar que eles sao mais suaves e seguros para uso, mas muitas pessoas podem ser allergicas ou ter sensibilidade a certos ingredientes naturais. Ingredientes sinteticos costumam nao ter as proteinas que os produtos naturais tem, portanto poucas pessoas podem desenvolver uma reacao alergica.

Claro que as respostas sao pessoais e os cientistas podem discordar uns dos outros, mas tenho que concordar com o Jim Hammer, uma vez que ja notei nestes anos de teste aqui no blog que shampoos mais caros tem o mesmo efeito que muito shampoos de supermercado e farmacia.

Ron Robinson tambem tem razao, uma vez que as mascaras de cilios vibratorias sao divertidas, mas nao mais eficientes que uma mascara de cilios normal.

E voce, concorda ou discorda de alguma das respostas dos cientistas?

23 comentários:

Duas Lus disse...

OI Larissa!
Essa do shampoo é a mais pura verdade. Prefiro investir em produtos de tratamento para o cabelo, e deixar o shampoo só com a função de limpeza mesmo, e para isso, tem muito produto bom e barato que dá conta do recado!
Beijos,

Lu Vilela

Jeanne Laísa disse...

ahahaha, gostei e concordo. A da make mineral foi a melhor de todas!

Sheila disse...

Eu fiquei feliz com as respostas todas porque falaram de produtos para os quais não dou bola mesmo por, normalmente, desacreditar na propaganda.

Que bom que não tô enganada :))

Beijo, bom fds.

Magna disse...

Eu gosto de maquiagem mineral não porque acredite que a make comum não tenha esse ingrediente, mas porque a mineral não tem outros ingredientes que na make comum costuma ter (talco, parabenos, etc), deu pra entender? hahaha...

Ana Filipa disse...

Oi
Que post tao interessante.
Gostei muito, impressionante como muitas vezes os cosmeticos dao uma ilusao de serem naturais mas nao tem praticamente nada de natural, rsrs.
Gosto muito do seu blog, passo muitas vezes aqui mas bate sempre a vergonha ou esquecimento para comentar, lol.
Beijinho grande

Ísis Favaretto disse...

Muito bom post, Larissa!
Concordo com todos. Não invisto em shampoo, prefiro pagar mais caro em máscras de tratamento. O da maquiagem mineral também é interessante! E nunca acreditei muito em cosméticos "naturais"...hahahah
Bjos!

Pac disse...

Oi Larissa!
Fiquei curiosa para ler a matéria inteira...
Concordo totalmente com a dos shampoos e dos produtos exóticos.
De shampoo, no meu cabelo um Pantene funciona muito melhor que muita marca cara. E dos exóticos é tanta propaganda em cima que eu sempre fiquei desconfiada. Só faltou na lista o "shampoo sem sal".
Beijos,
Patrícia

Ana Luh Costa disse...

Achei muito interessante a matéria..Principalmente a opinião do Joseph Cincotta, eu sempre penso nisso quando vejo ingredientes naturais nas fórmulas hahaha

Blog da Núbia disse...

Menina tô passada, mas adorei, ai queria ler mais. bjs

Pedro disse...

Fiquei surpreso de ver uma matéria tão boa em uma revista que costuma se resumir a fazer propaganda de produtos. Concordo com a opinião dos cientistas, até porque não há nenhum bom argumento para discordar delas.

Pedro disse...

Tens o link da matéria completa? TKS. :)

Andrea disse...

Muito bom o post!!! Concordo com quase todos eles. Inclusive com o Cincotta...sobre a colocação de principios nos produtos, Normalmente é como ele falou: uma gota em um galão e o nome do tal principio é colocado com letras garrafais na embalagem. POr isso sempre levanto a bandeira no meu blog para as marcas colocarem a porcentagem dos ingredientes (pincipalmente dos principios ativos) na embalagem. Ai sim teriamos certeza que aquele ingrediente vai fazer a diferença no resultado final.
Larissa, conte para a gente quais são os produtos que eles admiram!!! Fiquei muito curiosa em saber isso!!!!!!!!
Beijos
Andrea

Anônimo disse...

Larissa,
Concordo com tudo.
Principalmente essa dos rímeis que vibram ou giram...sei lá.
rsrsrrsrrsrs
Beijos

Rita Celia

Rosana disse...

Eu não invisto muito em shampoos caros,não acho que vale a pena!

bjos e bom fim de semana!

http://cadacabelosentenca.blogspot.com

Anônimo disse...

A maquiagem mineral mostra-nos muitíssimo bem as palavras expressas, a do xampu realmente é a verdade, enfim é a nossa realidade de quem vivencia os produtos. Amei seu post. Beijão!!!
Elianinha.

Anônimo disse...

tenho a impressão de que rimel que vibra é enganação.... produtos orgânicos eu acredito. Pó mineral eu uso mas não acho lá estas coisas...

Juliana disse...

Eu já sabia sobre o shampoo, afinal ele é o detergente do cabelo, só serve para lavar. Mas, mesmo sabendo disso, sempre tive a dúvida: será q vc pode usar shampoo de marca diferente do condicionador e da máscara? Tipo, será q compromete a eficácia do tratamento? Eu sempre quis saber isso! :-)

Cacau disse...

No meu caso, o shampoo faz toda diferença sim, por que tenho química no cabelo (alisamento). Usava Seda e perdi metade do cabelo, quebrou tudinho... mas acho que pra quem tem cabelo bom por natureza, com certeza faz sentido, um pantene já dá conta do recado!

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Lari, eu não tenho tanto conhecimento qto eles, mas a prática ajuda e muito e concordo demais, é lógico que muitos shampoos mais caros, são realmente bons mas não são todos, e tem alguns de farmácia que fazem o dever de casa, mas fiquei surpresa com a "honestidade" dos cientistas, a make mineral tenho gostado muito, mas não substitui, afnal de contas tenho muita coisa, poste mais a respeito, adorei o post, bjs, Va.

Clara disse...

Os produtos naturais são realmente uma farsa... Porque tratamos os resfriados com ácido acetilsalícilico (vulgramente chamdo aspirina), que é sintético e não com algo natural? Dei este exemplo mais há mais um montão deles... Se no nosso corpo muitas vezes funciona melhor o sintético não sei porque na pele (que também é corpo) deveria ser diferente!

Anônimo disse...

Concordo parcialmente. Meu cabelo fica melhor com shampoo mais caro, embora eu ache que a diferença principal é a fragancia dos cosmeticos mais caros. Na grande maioria das vezes o aroma é infinitamente melhor do que nas marcas menos caras.

Anônimo disse...

Olá! Concordo com a maioria sim, acho que as máscaras que vibram, giram e etc. não são mais eficientes que as normais (já testei pq tenho uma que vibra da Lâncome). Nunca dei muita bola para maquiagens minerais, eu quero é maquiagem de qualidade que fixe bem e que satisfaça as minhas necessidades, ñ importa se mineral ou não. Acho que os cremes com substâncias exóticas tampouco fazem grande diferença, como disseram na reportagem. A única coisa que não concordo totalmente é com a história do shampoo, gosto de alguns baratinhos do mercado, e pode ser até coisa da minha cabeça, mas os da John Frieda que uso são melhores, deixam o meu cabelo mais limpo e solto, acho que me apeguei a eles hehe, e até uso outros, mas prefiro eles mesmo..
beijos, adorei o post!
Carol Oliveira

Unknown disse...

Que legal saber que voces gostaram deste post! Eu acho este assunto bastante interessante, afinal e interessante saber o ponto de vista dos cientistas.

Preciso assumir que eu nunca pensei muito sobre cosmeticos minerais, mas faz sentido a afirmacao da cientista.

Ja sobre shampoos, como tenho cabelo normal e nao tingido, os shampoos de farmacia funcionam tao bem quanto os de salao. Vale lembrar que certas marcas como John Frieda sao consideradas marcas de farmacia nos Estados Unidos.

Publicarei entao a lista dos cosmeticos que eles disseram mais gostar entao!

Beijos,
Larissa