quinta-feira, 28 de abril de 2011

Plágio?

Nos últimos dias várias leitoras tem me enviado mensagens perguntando se sou eu por trás de um blog de cosméticos que tem um nome bastante parecido com o meu, o Ranking Cosméticos.

Gostaria de deixar bem claro que não sou eu por trás deste blog, que por sinal nem divulga o nome da autora. Não seria mais fácil se ela divulgasse o nome dela também? Afinal, o nome do blog pode ser somente uma infeliz coincidência.

Aí no Twitter está rolando um papo de que o Ranking Cosméticos talvez esteja copiando fotos de outras blogueiras sem dar crédito. Para piorar a situação, todos os comentários do blog dela tem que ser aprovados antes de entrar no ar, portanto não adianta reclamar por lá!

Gostaria de deixar claro que apesar de não termos o mesmo contéudo, o nome do blog dela está confundindo as minhas leitoras e não gostaria de que as blogueiras dos quais ela pode estar copiando foto achassem que sou eu quem está fazendo isto...

Como jornalista não sei direito o que posso fazer nesta situação! Será que alguma das minhas leitoras advogadas poderia entrar em contato comigo, para me dar alguma orientação? Meu e-mail é rankingdecosmeticos@gmail.com

23 comentários:

Julia disse...

Oi Lari, recebi um email desse blog e logo associei ao seu, mas quando entrei lá me dei conta que faltava o "de"...Achei muita falta de criatividade. =\

Beijocas.

@mestrememe disse...

Olá, não estou copiando o seu blog e muito menos plagiando, se vc for análisar bem, os nomes são diferentes, e mais uma coisa não é permitido pelo Blogger ter dois blogs com nomes iguais. Não estou pegando foto de nenhum blog sem dar créditos a eles, e antes de vc sair difamando o meu blog por ai, gostaria primeiro que entrasse em contato comigo (dona do blog). Nunca falei mal de nenhum blog, ao contrário estou tentando fazer parcerias com eles.Até mesmo com o seu, mas devido a falta de compreensão, acho que vc não vai aceitar. Se vc não que fazer parceria com meu blog, não tem importância, mas pelo menos nao o difame. Em nenhum momento copie vc!!

Meu Blog é

WWW.RANKINGCOSMETICOS.COM.BR

VC NÃO PERCEBEU QUE TEM .COM.BR? E TBM NÃO TEM O DE.

Olha, não quero criar confusão com ninguém.


Meu nome é VANESSA

OK

Mirza Braga disse...

parte II

algumas informações úteis sobre plágio e violação de direitos de autor, e como essas duas coisas se relacionam com os blogs.

Definição de Plágio

Segundo o dicionário Aurélio:

Plágio – do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indireto, astucioso

s.m. Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)

Isso é o que nós vemos todos os dias na Internet e na blogosfera; isso é o que fizeram todos os FDP citados no meu post de ontem: Ah, Esses Plagiadores e Suas Caras de Pau Maravilhosas…

Eu já afirmei várias vezes que plágio é crime. É crime porque viola os direitos de autor.

Embora não haja legislação específica, os textos publicados na Internet (incluindo posts e textos publicados nos blogs) também são protegidos pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais. Esse link é um PDF; se quiser, leia a versão HTML.

Legislação Sobre Direitos Autorais

Pra quem tem preguiça de ler o texto completo da lei, vou citar aqui alguns trechos pertinentes ao nosso assunto.

Lei nº 9.610/98 – Direitos Autorais

Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro , tais como:

I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

Comento: Qualquer post, por mixuruca que seja, é uma “criação do espírito”. É o texto de uma obra literária, isto é: uma expressão escrita, fixa em um suporte tangível (a meio físico em que foi “guardado” – servidor, PC, etc) e em outro intangível (a Internet).

Art. 11. Autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica.

Art. 12. Para se identificar como autor, poderá o criador da obra literária, artística ou científica usar de seu nome civil, completo ou abreviado até por suas iniciais, de pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional.

Comento: Neste caso, o blogueiro que criou o post/texto/artigo/tutorial. Sem importar se ele assina o texto com nome, sobrenome e filiação, ou apenas Nospheratt.

Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

Comento: O registro de qualquer obra é OPCIONAL. É feito como medida preventiva, não obrigatória. Embora seja de grande valor, no entanto, nunca é tomado como única prova definitiva, no caso de litígio.

Por exemplo, a Biblioteca Nacional, onde se registram vários tipos de obras, além dos livros, não verifica se a obra que está sendo registrada é efetivamente original, nem tem como saber se a pessoa que faz o registro realmente detém os direitos autorais da obra. Em caso de litígio, serão necessárias outras provas, além do registro na Biblioteca.

Mirza Braga disse...

Parte III

Art. 24. São direitos morais do autor:

I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;

II - o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;

Comento: Aqui é onde o plágio se enquadra claramente como violação de direito autoral; quando alguém se atribui a autoria de um texto seu, está omitindo a verdadeira autoria da obra.

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por
quaisquer modalidades, tais como:

I - a reprodução parcial ou integral;

Comento: Aqui, se enquadra como violação uma prática que muita gente acha que é aceitável: a reprodução de posts/textos na íntegra, com indicação de fonte/autoria. Isso só é legal, se for feito com o consentimento do autor, coisa que não é incomum.

Os plagiadores são tão FDP, que roubam até mesmo os caridosos liberais que permitem a reprodução integral de seu conteúdo, e só pedem uma indicação da fonte do post, um mísero link de retorno. Já vi casos de plagiadores que reproduziram posts desse tipo, e quando foram descobertos, preferiram deletar o texto do que colocar um link para o blog do legítimo autor.

Convém esclarecer que a citação, ou a reprodução de um trecho do texto original – o quote – é completamente aceitável, desde que inclua um link para a fonte/post original. Isso entra na categoria “fair use” – conceito criado na legislação de direitos autorais dos Estados Unidos, mas adotado amplamente em toda a Internet.

Por exemplo: Eliane Yachouh Abrão, no excelente artigo “O que é e o que não é Direito Autoral” – cuja leitura recomendo – diz:

“A Internet não representa nenhuma mudança nos direitos autorais : todo livro, toda melodia, todo poema, toda obra, enfim, que todo mundo sabe que foi feita por outro que não você, que tem dono, tem de ser usada com respeito ao conteúdo e à integridade, e se o dono o consentir.

O que é respeitar? É não modificar a obra, nem fazer modificações que alterem o pensamento de seu criador, quando se utilizar da obra em nome dele. É, também, não usar ou comercializar nada que não lhe pertença, sem pedir a devida e necessária autorização da pessoa física que a criou, ou da jurídica que adquiriu por contrato a condição de autor (o que, juridicamente, se chama de titularidade).

A regra vale para qualquer mídia, e a Internet é só mais uma (nova) mídia.”

Sanções às Violações dos Direitos Autorais

As violações aos direitos autorais estão previstas tanto na própria Lei de Direitos Autorais, onde se estipulam as sanções civis, como no Código Penal.

No Art. 5º da Lei de Direitos Autorais, se estabelece:

VII - contrafação – a reprodução não autorizada;

No Título VII – Das Sanções às Violações dos Direitos Autorais, se estabelecem diferentes sanções e multas, a serem aplicadas aos contrafatores. Nos interessam especialmente:

Art. 101. As sanções civis de que trata este Capítulo aplicam-se sem prejuízo das penas
cabíveis.

Art. 108. Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de
indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e
do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a
identidade da seguinte forma:

II - tratando-se de publicação gráfica ou fonográfica, mediante inclusão de errata nos
exemplares ainda não distribuídos, sem prejuízo de comunicação, com destaque, por
mtrês vezes consecutivas em jornal de grande circulação, dos domicílios do autor, do
intérprete e do editor ou produtor;

III - tratando-se de outra forma de utilização, por intermédio da imprensa, na forma a que
se refere o inciso anterior.

Mirza Braga disse...

parte IV

No Código Penal, se prevêm de três meses a quatro anos de PRISÃO, além de multas. Você pode ler aqui a Lei Nº10.695.

E Se o Blog ou Site do Plagiador Não Está no Brasil?

O mais provável é que o servidor esteja nos EUA, ou pertença a uma empresa americana; por exemplo, os blogspot caem sob jurisdição americana. Embora a lei de direitos autorais deles seja substancialmente diferente da nossa, também resguarda os direitos do autor. Da mesma forma que no Brasil, o direito de autor – copyright – é inerente à criação da obra, e o registro é opcional.

Dois sites interessantes e úteis, com muita informação sobre o assunto:

Copyright Office Basics – Seção de conceitos básicos do Site Oficial de Copyright do Governo dos EUA; em inglês ou espanhol.

Plagiarism Today – Site sobre plágio, roubo de conteúdo e direitos autorais online. Em inglês.

Também existem tratados internacionais que protegem os direitos autorais. Ou seja, o fato de que o blog esteja hospedado no exterior, ou mesmo que o plagiador resida fora do Brasil ou seja extrangeiro, não valida ou permite o plágio.

Resumindo… Plágio é Crime!

Aqui e em qualquer lugar. Não deve ser aceito ou tolerado; existem muitas formas de se combatê-lo.

Mirza Braga disse...

Parte I


Amiga linda!!! também sou jornalista, e já passei por episódios parecido, acho que por isso optei por fazer um blog com meu nome que é minha marca e também decidi ter uma maneira única de descrever! Do typo Drag Phyna Entendy Amyga?! Pois assim evitaria isso!!!

Plágio e copiação éconsiderado crime!!! e te dá direto de processo e indenização!!! além da condenação do autor do plágio... se vc realmente acha que foi copiada eu indico que vc faça imprint da sua primeira postagem e da primeira postsagem do outro blog mostrando que o seu veio primeiro, além de dar print nas matérias do blog copião, e mostra as datas das suas plublicações e as datas das publicações de quem te copia (que provavelmente serão posteriores as suas) assim vc vai provar que vc postava primeiro e a pessoa copiava e postava depois... sugiro tamém que procure algum amigo advogado para conversar um valor X da sua indenização!

Beijoooooooooo... nos meus outros comentário coloque uma postagem bem legal de um blog que fala sobre isso http://blosque.com/plgio-e-direitos-de-autor-nos-blogs/

espero ter ajudado você!

hihihi... Ahhh e quero te convidar para estar presente nas postagens do meu blog e deixar sua marquinha lá viu?! E aí já tá participando dos 3 sorteios que estão rolando no meu blog?! já fez sua inscrição de hoje?! vocês pode se inscrever todos os dias lá e ter mais chances! Sua presença no meu blog faz dele um lugar mais mais legal! Passa lá viu!? Sua presença e seus recadinhos são muuuuuuito importantes!

http://mirzabraga.blogspot.com
http://facebook.com/MirzaBraga
http://twitter.com/mirzabraga

Beijoooo da Mih!
=D

Gabianchini disse...

oi, passando para conhecer teu blog, vamos trocar links?e te falar para dar uma olhadinha no no sorteio do meu blog....http://brechodabelize.blogspot.com/2011/04/sorteio.html
bjos
gaby

Lane de Deus Peixoto disse...

Isso é muito chato, pena existir isso na net e na vida real, criatividade não ficou pra todos, né?!

aurora disse...

essa vanessa é muito sem noção, querer dizer que o nome é diferente.... copia deslavada, falta de criatividade pq não bota um nome original se ela conhecia seu blg é ainda mais grave. vou difamá-la sim em todos os blogs que visito pq acho falta de carater.

Kárin disse...

Parece plágio sim mesmo não tendo a preposição "de" A criatividade da menina é zero.

Marcia Nazario disse...

Oi,Larissa!
Queria te dizer que fui acessar o teu blog e cai na página deste blog com nome igual,isso foi esta semana.
Também ouvi babados no twitter de que ela supostamente estaria copiando fotos e ou posts de outros bogs...
O pessoal lá,tava comentando...
Que coisa 'chata' isso de ter o nome igual.Pra mim não interessa esse .com.br que ela colocou ali,pois vai continuar confundindo leitores.
Beijos!

Greyce disse...

Acho tããão brega e chato essa coisa de procurar advogado por um motivos desses... Ta faltando tolerância e amor nos coraçõezinhos humanos...
Fale com a menina, comunique no seu blog que não é você e pronto!!

Fazer um auê desses é só para o bolso dos advogados agradecerem!!!!!

Carlinha Salgueiro disse...

Voltarei depois, porque fiquei tão chocada com o "argumento" da "diferença" do nome, que não vou conseguir comentar sem ofender.

Porque ou a pessoa é limitada intelectualmente ou está se fazendo de morta pra comer o coveiro.

Jeanne Laísa disse...

deu pra perceber que a diferença NÃO está no nome como a tal Vanessa diz e sim no INTELECTO.

affff, a falta de criatividade só não é maior que a falta de inteligência.

@mestrememe disse...

Da para perceber que todos que estão aqui não ligam a minima para oque realmente aconteceu e só sabem querer armar mais confusão. Para começar, o blog foi criado e eu nem sabia a existencia deste, quando fui registrar meu dominio dizia domínio disponivel, então dá se a entender que não tem dominio registrado com este nome. Eu descobri esse blog atraves de outros que ele tem como parceiro, até pedi parceria mas como a dona do blog nem respondeu deu a entender que não quiz. Depois entrei aqui e encontrei esse post me acusando, para começar as postagens são criadas e editadas por 3 pessoas, se faltou algum crédito no fim de alguma postagem, o autor pode pedir que eu retiro. Agora falar de plagio no nome? Uau então oque dizer de portais gigantes com mesmo nome ? Gente, blogs são parceiros e não concorrencia! Desde quando o nome parecido vai roubar visitantes daqui? Quem conhece seu blog sabe que é totalmente diferente. Eu tenho muito mais referencias em blogs grandes como da capricho. Se eu quizesse plagiar algo colocaria um nome parecido com esses blogs grandes.

Repito de novo: A autora do blog foi muito infeliz em colocar este post aqui antes de me fazer qualquer pergunta ou procurar saber oq ocorreu. Ao inves disso procura difamar o blog. Se quer briga na justiça por causa de um nome de blog? Quem é infantil aqui ?

Outra coisa, os comentarios são pré-aprovados por que eu não gosto de spam no meu blog. Por qual intuito eu iria querer me passar por esse blog? No que isso iria ajudar?

Repito: Blogs são parceiros e não concorrência. Quem pensa ao contrário é que tem a mentalidade que algumas tem.

Não estou aqui para brigar, nem vou postar mais aqui, só vim mostrar que eu não fiz nada por mal e me acusam de várias outras coisas para ter motivo para brigar.

Antes de qualquer um me acusar, ou me chamar de infantil, procure saber a história primeiro. A internet é um meio social livre e não deve haver pessoas pensando em acusar as outras.

Post desnecessário, bastaria entrar em contato e poderiamos chegar a um acordo. Ja que não pensou assim antes de me difamar, paciência!

E estou postando aqui pois ja que quiz tornar publico tudo, estou postando minha versão.

Só postei de novo pq fiquei triste em saber que as pessoas julgam antes de saber a verdade.

Beijos, Vanessa!

Adriana Rodrigues disse...

Larissa querida,

A pessoa chamada Vanessa abriu um blog, obviamente, tentando chegar perto do seu ou de suas seguidoras fiéis.

Muuuuuuuuuuuuita gente entra no google e escreve RANKING COSMETICOS e dá enter, na esperança de encontrar seu blog, e aí, desde março deste ano 2011 aparece o blog da "Vanessa", e quem conhece o seu Larissa, certamente notará a diferença em TUDO, até porque procurando as resenhas da "Vanessa" notará que ela abriu o blog dela em
18/março/2011 e o seu
em 08/novembro/2008.

Desculpe, "Vanessa", mas você certamente não parece ter o mínimo conhecimento jurídico - como eu que sou advogada militante, operadora do direito, tal qual Mirza Braga e tantas outras da área - e PARECE QUE está tentando, da pior maneira, promover seu blog.

É público e notório que todo início de blog (profissão, amizades, relacionamentos etc) é difícil, porque para conquistar as pessoas e seguidores se exige tempo, esforço, conhecimento, bom senso, valores, simpatia, competência, EMPATIA
(SABE O QUE É E-M-P-A-T-I-A VANESSA?) etc ETC etc ETC.

Agora esta "Vanessa" parece se aproveitar de gente que escreve no google as palabras chaves do blog da Larissa e quando clicam, abre o da "Vanessa".

Pergunto se a "Vanessa" não pensou nisso.

CONTINUA

Adriana Rodrigues disse...

É óbvio que o blog da Larissa e mais antigo que o da "Vanessa", sem falar na qualidade das resenhas, conhecimento da Larissa na área é enorme, já o da "Vanessa"... não sei não... li e ela nem se apresenta como a Larissa fez, como todo mundo faz... pois já começou com o pé esquerdo.
Acredirto que quem queira achar seu espaço, mesmo na internet, tem que ter uma marca pessoal própria e não ser sombra de ninguém.

Parece-me meio óbvio que a "Vanessa" deste blog "com.br" não tem conhecimento jurídico, nem bom senso para admitir. E pior, do jeito que a internet espalha informações ruins, o blog dela não vai se manter "com.br" por muito tempo, pois certamente, não vai faltar gente asseverando que o plágio está escrachado.
Será que o bloguito vai ficar no ar, precisando de seguidoras e parceiras, agindo deste jeito?
O Blog Ranking dos Cosméticos, da Larissa, é tão conhecido, que certamente, a "Vanessa" vai ter que se superar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito.
Procurar uma dvogado é uma questão de buscar conheciemnto sobre o que não se sabe, a fim de saber o que é certo e errado, devido e indevido, lícito e ilícito...

Ademais, o blog da "Vanessa" está procurando parceiras para seu bloguito, e justamente com o da Larissa, que não precisa de parceiras para resenhar, pois tem conhecimento de causa profissional, pessoal e segurança de suas inúmeras seguidoras e admiradoras.

Gente, sorry, mas se o bloguito da "Vanessa" começa sem criatividade e desta forma, o que a gente pode esperar dele/dela?

E como a "Vanessa"afirmou nestes comentários que a internet é "um meio livre e social", "fazer acordo" de quê?

A "Vanessa" parece não entender que março/2011 é muito posterior a novembro/2008, bem como se alguém entrar no google com as palavras chaves RANKING + COSMÉTICOS irá aprecer o blog dela primeiro, por causa da escrita.

Sugiro, como advogada e pessoa, sinceramente, que a "Vanessa" ("dona do blog ...com.br") reveja seus valores e objetivos ao abrir seu bloguito desde 18/março/2011 e se quiser ficar mesmo na web, seria de bom tom obter um nome diferente dos outros, que se destacasse por seus méritos, que tivesse suas características próprias, pois assim seu blog chamaria a atenção de forma positiva, até porque o ditado "falem mal, mas falem de mim" , a meu ver, é muito brega...

Larissa, dá para tutelar seus direitos juridicamente, como a Mirza Braga brilhantemente mostrou nos comentários.


A "vanessa" afirmou que "para começar as postagens são criadas e editadas por 3 pessoas, se faltou algum crédito no fim de alguma postagem, o autor pode pedir que eu retiro" me pergunto se não seria melhor, de bom tom, a "Vanessa" e suas editoras revisarem suas postagens antes de anunciarem na web ?? O autor não tem que pedir para retirar a postagem dele do blog da "Vanessa", ela é que tem que ter a consciência de não usar nada dos outros, ou no mínimo saber que se DEVE dar créditos e/ou pedir autorização expressa do uso de matérias/imagens de terceiros, inclusive de nomesssssssssssss de blogsssssssssssss


Larissa, bjs

Adriana

Menina Veneno disse...

A Adriana falou tudo o que eu queria falar rsrs!
Então, já "desembuchei".
Abração pra todas e tenham um lindo dia!

Unknown disse...

Vanessa,
eu tive que fazer este post pois recebi diversos e-mails e mensagens, inclusive de blogueiras, questionando o meu envolvimento com o seu blog e reclamando sobre o uso indevido de fotos.

Só depois do post é que você colocou o seu nome lá e sei por experiência que não permite na área de comentários nenhuma crítica. Gostaria de frisar que você teve aqui neste blog todo o espaço para se defender, não te censurei em nenhum momento.

Sobre o uso de imagens copiadas de outros blogs isto não é mentira ou difamação minha não. A Carlinha do blog Eu Acredito em Cosméticos encontrou fotos que ela tirou no seu blog sem você credita-la, como também o de outras blogueiras brasileiras. Isto é no mínimo anti-ético e também crime na lei brasileira. Tem inclusive fotos do famoso site Temptalia, que você novamente não dá crédito.

Custo a acreditar que quando você registrou o nome do seu blog você não o tenha digitado no google para descobrir se alguém já não o tinha! Até porque qual sentido faz a palavra Ranking Cosméticos? Se for Ranking tem que ser DE algo, neste caso Ranking de Cosméticos. Começar teu blog com o nome quase idêntico de outro é no mínimo começar com o pé esquerdo.

Tenho o meu blog desde 2008 e até então não havia tido problema com nenhuma blogueira, muito pelo contrário já fiz grandes amigas entre elas. Não me preocupo com a concorrência, acredito no meu produto e invisto tempo nele, portanto não venha aqui diminuir a minha "bronca" contigo alegando ser medo de competição.

Enfim, chega deste assunto. O blog retornará a sua rotina de resenhas, acredito que as leitoras estão tão cansadas deste assunto quanto eu!

Att,
Larissa Morato

P.s: agradeço o apoio e o bom senso das leitoras que aqui se manifestaram!

Louise disse...

o blog dela saiu do ar???!

Kárin disse...

Adriana disse tudo!

Anônimo disse...

Oi Larissa,

Acompanho seu blog a bastante tempo e, respondendo a pergutna da louise, não é que saiu do ar, menina! Choquei!

Guilherme disse...

Talvez isso ajude: Denuncie spam, links pagos, malware e outros problemas para o Google