segunda-feira, 4 de abril de 2011

E uma Partida de Futebol

Sendo a Inglaterra o Pais inventor do futebol, era de se esperar que o amor pelo esporte aqui fosse mesmo grande.

Nao sou uma grande entendida de futebol, mas de vez em quando leio as paginas de esporte no jornal. Pois neste sabado pude comprovar a paixao inglesa. Fui ao Emirates, que e o estadio do Arsenal, assistir a um dos jogos da Premier League (o brasileirao ingles). Na ocasiao o jogo era do Arsenal contra o Blackburn Rovers.

So pelo precos dos ingressos, pelo menos £40 cada, ja da para notar que os torcedores nao se importam em  gastar uma pequena fortuna para dar suporte aos seus times.

Segundo a tabelinha do Inglesao (desculpe-me ingleses, mas Premier League e meio sem graca), o Arsenal era o grande favorito para o jogo, visto que esta na segunda posicao com 59 pontos, enquanto o Blackburn amarga uma 14 posicao.

Ao chegar ao estadio me impressionei com o tamanho do Emirates, alem da excelente qualidade dos assentos, banheiros e opcoes de lanches (desde comida chinesa ate o classico hamburger).

Rolou uma certa duvida sobre para quem torcer, uma vez que o Blackburn tem 2 jogadores com sobrenomes bem brasileiros: Salgado e Samba. Nao sao brasileiros, mas cativaram a patriota dentro de mim. Apesar disto, fui ao jogo com os torcedores do Arsenal e minha sugestao de torcer para o Blackburn foi vetada com a maioria absoluta dos votos.

Ja no comeco do jogo algo inesperado acontece, o jogador do Arsenal Nasri bate a cabeca em um outro jogador e para continuar no jogo ganha um corte de cabelo improvisado, que o deixou bem parecido com o Cascao da Turma da Monica.

Como o Arsenal tentava, tentava, mas nao conseguia fazer gol, alguns torcedores perto de mim estava bastante irritados e como era de se esperar xingavam todo mundo: o juiz, o treinador, os jogadores, o bandeirinha, etc.

Inclusive tinha um atras de mim que nao parava de xingar o goleiro do Blackburn, que segundo ele era um gordo que nao jogava nada e so fumava. Algo pelo menos ironico, visto que o goleiro me parecia em forma, enquanto o torcedor bravo era baixinho e obeso.

Sempre que via jogos pela televisao me questionava: quem sao as pessoas que comecam as olas? Seria algo espontaneo ou ensaiado? Pois tive a sorte de me sentar perto dos organizadores oficiais da ola neste jogo. Na verdade nao sei se eles sao mesmo os oficiais, mas em cada 15 minutos eles todos se levantavam e comecavam a ola.


Interessante notar que nem todas as olas que eles comecavam seguiam o estadio. Mas a partir do momento que ela ia ate 1/3 das pessoas, absolutamente todo mundo no estadio se levantada e seguia! Era um tal de senta e levanta que daria muita inveja as academias de ginasticas!

Como ja disse aqui, nao sou uma pessoa entendida em futebol, portanto nao ficarei fazendo analises futebolisticas. O jogo terminou em 0 a 0 e nao tive a oportunidade de celebrar um gol no estadio, mas recomendaria os turistas brasileiros a assistirem um jogo do Inglesao, de preferencia ao lado do pessoal que comeca a ola.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?

O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol !

Ana Paula disse...

Que legal Lari!!

Também não sou fã de futebol, aliás, não sei quase nada sobre o esporte...só o nome de alguns jogadores que nos interessam né?! hahahahhahhahahah

Mas tenho certeza que ir num jogo desses vale a pena pela diversão...Não tenho muita certeza se seria tããão divertido aqui no Brasil pela falta de infraestrutura, violência e etc... por isso nunca me arrisquei...Mas nesse estádio aí eu pagaria as 40 libras com certeza!

BJO

Duas Lus disse...

Oi Larissa!
Que programão! Mesmo que vc não seja fã, não tem como morar aí e não fazer esse tipo de programa, né? Faz parte do roteiro turístico...rsrsr
Beijos!
Lu Vilela