sábado, 11 de setembro de 2010

A Importancia dos Comentarios


Ontem lendo o Blog do Championship Vinyl me deparei com um post no qual ele fala sobre uma nova tendencia nos blogs: a pouca participacao dos leitores. 

Vou copiar um dos paragrafos do Champ, no qual ele explica o ponto de vista dele: "Os comentarios fazem a diferença no dia a dia de um blog. Se você tem blog – e, quando digo blog, quero dizer "um blog que gera conteúdo" – sabe disso tão bem quanto eu. Acessos, visitantes, pageviews, prêmios... Tudo isso é importante, mas os comentários recebidos em cada postagem, são vitais. Eles são os indicadores de saúde do blog".

Se os comentarios em cada postagem indicam a saude de um blog, acredito que o Ranking de Cosmeticos esteja mal das pernas. Isto porque, ha varios posts nos quais recebo 2 comentarios e olhe la.

Ora, a intencao de um blog e exatamente ser um espaco de troca entre o autor do conteudo e seus leitores. Ha alias, um tipo de interacao ainda mais interessante que e a que ocorre entre os proprios leitores. 

As vezes me questiono qual seria motivo para a falta de comentarios nos posts, visto que as visitas crescem a cada mes. Seria porque nao incentivo esta troca de comentarios? Seria preguica dos leitores? Eu mesma como leitora praticamente nao comento em nenhum dos blogs que visito, portanto tambem faco minha mea culpa.

Existe tambem a possibilidade  de que a falta de comentarios seja um sintoma de que os textos do blog nao estejam interessantes. Por isto e tao importante que voces facam comentarios aqui no Ranking, pois sem saber se algo e interessante ou nao acabo praticando um tipo de exercicio verbal que so me satisfaz, mas nao necessariamente e interessante para voce, leitora.

Minha intencao obviamente nao e forcar ninguem a postar um comentario. Mas a interacao com voces e o que move esta blogueira a escrever diariamente e sem ela perco o incentivo. 

Faco entao um convite para voce me contar suas opinioes sobre os produtos ou tendencias que comento aqui. Sua opiniao sera muito bem-vinda!

69 comentários:

Blog da Cris Cunha disse...

Compartilho o mesmo pensamento com este post. Também tenho preguiça de comentar e no meu blog tem pouquissímos comentários.
Já escrevi um post falando sobre isso, mas não adiantou.
Penso que em alguns momentos fico sem motivação para mantê-lo o blog,o que me mantém é o número de visitas.
Abraço
Crica
blogdacricacunha.blogspot.com

Héstia disse...

Oiee =)
Pois é.. acho que é preguiça mesmo viu! Eu mesma sempre estou por aqui e ultimamente tenho saido depois de ler os posts sem deixar meu recadinho! Fico triste quando faço um post e ngm comenta ;/
Beijos
Héstia
http://www.coisasdenatalie.com/

Vanessa disse...

Oi Larissa,

Outro dia comentavamos sobre isso, eu e as meninas.

Acontece que os comentarios sao meio que uma troca, algo mutuo!

A Dafni do Veramente Bella fez um post recente sobre comentarios e vimos que muitas meninas so comentam quando sao correspondidas!

Ou seja, comentam se tambem recebem visitas! Nao acho errado pq o comentario e uma forma de atencao, reciprocidade e dizer que voce acompanha o blog!

Existe uma campanha Comente mais ja faz muitos meses!

Tudo bem que as vezes nao temos tempo ou o assunto nao nos agrade...ai nao tem o pq comentar....e compreensivel mas nao custa nada as vezes dar um oi e comentar nos blogs amigos, ate pq vale do ponto que muito deve partir de nos mesmos!

Retribuir de alguma forma a atencao e carinho que recebemos sempre e valido e faz bem!

Bjs

Rafaela C. disse...

Eu tenho outra teoria. A ausência de comentários vem da popularização dos readers. Eu pelo menos só leio blogs no google reader - se o blog não oferece um feed para leitura, eu deixo de acompanhar pela comodidade mesmo. Para comentar, você precisa ir até a página, e isso é um trabalho a mais. Eu comentava muito mais 'antigamente', mas hoje em dia só comento quando REALMENTE tenho algo a dizer. Sei que é complicado para o blogueiro essa situação, mas hoje em dia comentário não é mais termômetro. Tem que ver os share e 'like' do reader. É uma coisa chata achar que está falando sozinha, falta de feedback, mas se as visitas aqui no seu contador e no reader estão legais, não há motivo para se sentir insegura. :)

Anônimo disse...

Olá Larissa!
Concordo que postar comentário é frustante, quando não existe resposta.
Visito um determinado Blog a mais de ano, e sempre recebí respostas, que não me satisfizeram mas pelo menos recebí.
Outro dia pedí indicação de perfume e a resposta foi:"Não falamos sobre perfumes"
Fim..continuo visitando-o mas comentários...jamais.

Abraços

Gosto muito de seu blog, acho confiável.
Só não me interesso por produtos que não tem como conseguir aqui no Brasil..

Fique bem.
Bjs

Sabrina disse...

Oi querida...
Sabe o que tenho percebido? É que as pessoas acabam comentando nos blogs apenas quando é em razão de algum tipo de sorteio ou quando o assunto é muitoooo polêmico. E sei que isso desanima e muito para quem está do outro lado e que preparou o post com tanto carinho. Não digo que seja a maioria das pessoas que fazem isso, eu por exemplo fico horas com uma página aberta pensando no que colocar num comentário, mas sei lá parece que dá branco. Fora que muitas meninas desanimam de comentar algo porque simplesmente nunca recebem uma resposta... Mas não desanime... Se o número de seguidoras está aumentando é um bom sinal...
Beijão e parabéns pelo blog.

Paula disse...

Nossa, eu visito seu blog todos os dias e não comento por pura timidez virtual... hahaha. Adoro seus posts! E, realmente, eu deveria comentar ao menos todas as vezes em que um post seu me fez ficar curiosa sobre algum produto ou me ajudou a escolher alguma marca. Parabéns pelo Blog! Beijos, Paula

Flavia disse...

Larissa, concordo com a Vanessa.
Eu sempre passava aqui e comentava, mas qd percebi q não era recíproco, parei de comentar. É ruim qd a gente visita um blog, sempre comenta, mas nunca recebe comentários de volta, é desestimulante.
Acredito q a maioria das blogueiras são assim, se não houver uma troca ou um conteúdo muito polêmico, não há comentários.
Bjo

Anônimo disse...

Há muitas razões que me fazem comentar, identificação com o blog/blogueira, conteúdo que tem a ver comigo ou que me desperta alguma reação positiva. Do contrário prefiro não comentar nada. As vezes também deixo de comentar por vergonha, outras por pura falta de tempo. Tem blogs que recebem tantos comentários em seus posts, que tenho a impressão que a blogueira nem vai conseguir ler o meu, aí deixo pra lá, não comento.
Nunca deixei de seguir um blog por por falta de resposta em meus comentários, mas admiro muito as que se esforçam pra responder. Acho educado e me estimula a comentar sempre.
Seu blog é muito legal e útil, continue com ele!
Bjos.

Val- Coisas da Val disse...

Eu admito, é preguiça, pura e simples!!!! Meu blog tb carece de comentários ( e de seguidores, visitas, rsrsrsrs). É q às vezes o tempo pra ler é um pouco curto, então a gente só passa o olho e pronto!
Mas vou me policiar, e comentar sempre q passar. Bjos

jaqueline disse...

Oi Larissa!!! Sei que não é assunto do post, mas gostaria de saber indicações de perfumes. Sou viciada em perfumes e sempre que viajo vou atrás de novidades, não me importo com o preço pois é um ítem que pago caro pra ter o melhor. O que as "bem nascidas" da Europa estão usando?? O que você está usando?? Qual a marca mesmo não divulgada tem?? Beijos.

carolbalmeida disse...

Eu acredito que o espaço para comentários fosse mais prático, a preguiça diminuiria. Clicar em um link pra abrir a página já dá preguiça, e ainda ter que fazer login, dá mais ainda. Creio que se a caixinha já estivesse aberta na própria página do post, já facilitaria muito. Desculpe a sinceridade, mas é isso que acho...

Unknown disse...

Hehehe... Assunto polêmico gera comentários, como esse post... hauihaihiuaia =D

Então. Há a tal da reciprocidade (que eu acho meio falsa, mas que se há de fazer?), a preguiça, a falta do que dizer, e a proliferação dos readers... Eu achava que falava sozinha, mas aí descobri no analytics que tinha uma média de 50 visitas diárias, e não posto todo dia. Daí resolvi que ía falar como sempre. Se for polêmico o povo comenta, especialmete se tiver um toque pessoal. E se for algo muito novidade. E vou levando.

Mas que desanima sim.

Angel disse...

Oi Larissa!
Eu tenho a mesma opinião da Vanessa e a Flavia! Algumas poucas vezes tbém já deixei alguns comentários aqui e nunca recebi uma troca, então acaba desanimando pois fica sem interação, acabando por ficar para mim um blog apenas informativo.
Acho que os blogs hj tem um papel muito maior que somente informar, mas tbém interagir e fazer muitas amizades.
Meu blog é pequenininho e novo, mas recebo tanto carinho das meninas que mesmo não postando com tanta frequência, sempre penso que o que eu não quero jamais é perder o contato valioso da amizade delas.
Acho o Ranking de cosméticos um blog muito bom e continuarei seguindo com certeza!
Beijos

Unknown disse...

Eu visito o ranking todos os dias, mas igual falaram ai em cima eu sofro de timidez virtual.... às vezes abro a página para comentar mas logo desisto. Mas pode ter certeza que seu blog é ótimo e muito bem escrito viu?!
Bjos

Anyelle Camilotto disse...

Oi, Lari!
Leio o teu blog a alguns meses, desde que o encontrei na lista da Vic Ceridono e adooooro teus posts. Já comprei algumas coisas por indicação tua e inclusive adicionei um novo blog a minha lista de visitas por tua causa, o British Beauty Blogger, que tô adorando.

Concordo plenamente com tuas colocações a respeito dos comentários. Comecei o meu blog a uns dois meses e apesar de ele não ser SUPER VISITADO, as visitas aumentam toda semana, os meus amigos e amigas me elogiam um monte, dão dicas de como melhorar, enfim, só que NINGUÉM comenta. E como os leitores não tem acesso ás estatísticas, talvez a falta de comentários dê a falsa idéia de que o blog não é acessado. E daí as pessoas desistem de comentar e começa um ciclo vicioso de desânimo por parte do autor e dos leitores, que não são motivados a discutir.

Por isso acredito que se uma pessoa começar a comentar sempre, ela estimula que os outros comentem também e assim, faz-se a interação.

De qualquer maneira, vou parar ser uma leitora acomodada e a comentar sempre que eu tiver algo interessante a acrescentar, a mudança começa por nós mesmas.

Adoro o Ranking, que está na minha lista de links do blog e de vez em quando é clicado pelos meus leitores :)

Beijo, sucesso!

Laura Peruchi Mezari disse...

Tenho a mesma opinião da Vanessa, Flavia e Angel. Eu sempre passo por aqui e comento, mas não há reciprocidade. No meu blog, os comentários vêm geralmente de blogueiras cujos blogs eu passei e comentei. Tem outra coisa chata que acontece na blogosfera também... é o 'spam'.. aquele tipo de pessoinha que passa nos blogs pra escrever assim: Gostei do seu blog. Comenta? e colocam o link... acho isso muito tosco.
Minhas visitas só tem aumentado, meu blog é pequeno ainda. Mas o que noto é que a maioria é visitante novo. Todo dia poucas pessoas são visitantes retornantes... a maioria chega pelo Google. Isso também frustra.

Mas continue... seu blog é legal, e se suas visitas aumentam é bom sinal.

beijos

Bruxa do Leste disse...

Lari, me desculpa. Você sabe que adoro o seu blog, mas você é a primeira pessoa (de várias que falam da necessidade de coments) que me fez VER a importancia de coments para o blog. Eu adoro quando as pessoas passam são humildes e preocupadas com o que escrevem e não são como vistas pela mídia, como você. O seu post é o primeiro que trata o tema de forma não-arrogante e super bacana. Quanto a questão de comentar, acho que é uma questão complicada, porque as vezes (digo por mim) deixo de escrever alguma coisas pq ja tem alguém com um comentário semelhante e não quero ser repetitiva, ou então, não formei bem uma idéia sobre determinado assunto e daí posso emitir uma opinião que pode soar um tanto grossa, ou então, simplesmente, a internet não colabora! Mas prometo me retratar viu, pq passo aqui todo dia para ler. Beijos.

Renata disse...

Oi, Larissa!
Fiquei pensando no assunto e não cheguei a conclusão alguma quanto ao motivo rs
Mas vou compartilhar a estranheza que eu sinto com relação a comentários lá no nosso blog.
às vezes eu escrevo um post sobre alguma coisa que eu acho fenomenal, bombástica, escrevo com o maior entusiasmo e os comentários são em menor quantidade. E às vezes escrevo um post besta sobre alguma coisa que eu nem acho tão nova ou interessante e o retorno é em grande quantidade de comentários!
Aí eu concluí o seguinte: nada. hahah Exatamente isso. Não dá pra concluir nada, não conhecemos quem está lendo (ainda que haja 100 comentários, num post lido por mil, duas mil pessoas). Não sabemos!
Portanto, eu continuo escrevendo sobre o que me dá na cabeça, e do jeito que me dá na cabeça, porque estou convencida de que a gente nunca vai saber o que pode ser legal ou não pra quem está lendo.
E outra: existem grupos diferentes lendo blogs com os quais se identificam. Se seu público é do tipo mais quietinho, pode ser uma característica, né? rs

Ah, antes que eu me esqueça, gostei daquele video que vc fez uma vez. Pelo jeito vc não faz com frequencia, mas ac hei legal!

beijocas

Unknown disse...

Acho que a falta de comentários é pela falta de tempo.
Eu visito uns 6 blogs todo santo dia (inclusive o seu), mas não tenho muito tempo (nem paciência)de comentar.
Mas eu simplesmente sou apx pelo seu blog, acho ele super bem estruturado e que você faz comentarios valiosos sobre os produtos. Eu mesma já comprei varias coisinhas baseada nas suas observações.
Você está de parabéns.
Abraço

Cynthia de Souza disse...

Acesso vários blogs e comento somente em alguns. Pensando nos motivos que me levam a isso percebi que comento naqueles em que o/a autor/a responde às questões que seus/ suas leitores colocam e que criam um "tom" mais intimista com seus/suas leitores/leitoras.

Cynthia de Souza disse...

Acesso vários blogs e comento somente em alguns. Pensando nos motivos que me levam a isso percebi que comento naqueles em que o/a autor/a responde às questões que seus/ suas leitores colocam e que criam um "tom" mais intimista com seus/suas leitores/leitoras.

Anônimo disse...

Olá Larissa,
Gosto muito do seu blogue e vejo todos os dias. É verdade, não comento!As suas resenhas são muito boas e o conteúdo do blogue em geral é muito interessante. Vou tentar comentar mais.Um beijinho de Potugal, Maria

Lucia disse...

Oi Larissa!
Visito seu blog praticamente todo dia, mas é verdade que raramente comento. Por quê? Não sei bem. Às vezes porque o assunto não me interessa, ou porque estou sem tempo, ou porque, sei lá, faço uma pergunta e fico no vácuo, rsrsrs. Acesso tantos blogs que não sei dizer se algum comentário meu aqui no Ranking ficou sem resposta, mas digo que isso acontece muito por aí, o que me deixa meio frustrada também, é verdade.
Não é o caso do Ranking, mas alguns blogs só permitem comentários pela conta do Google, o que, vamos combinar, é um atraso de vida.
Como você também expôs suas frustrações :P, digo que vou tentar comentar mais, assim fazemos nossa parte, né? Mas não acabe com o Ranking, hein!? Primordial antes de escolher as comprinhas básicas.
Bjos!

Unknown disse...

Lari meu nome é Juliana,tenho 20 anos e moro em Feira de Santana Bahia,visito o ranking todos os dias mas raramente comento e agora resolvi me manifestar sobre o assunto da ausência de comentários.Acho que a falta de comentários nos blogs se deve em grande parte pela ausência de resposta das blogueiras.Já comentei em posts em que no máximo receberam 10 comentários e a blogueira nem se dignou a responder.Isso aconteceu nos blogs que tem menos acessos, nos blogs com mais acessos então nem se fala,NUNCA RESPONDERAM NENHUM DOS MEUS COMENTÁRIOS.Agora você soma PREGUIÇA+AUSÊNCIA DE RESPOSTA+DESÂNIMO GERADO PELA FALTA DE RESPOSTA,qual é o resultado?Acredito que o leitor não sente que realmente está sendo ouvido pelo blogueiro,que seu comentário é realmente importanteÉ isso!Desculpe-me pelo desabafo, beijos pra você.

Anônimo disse...

Oi Larissa
Gosto muito do seu Blog. Virei sua fã.Sou nova neste mundo da blogsfera e não estou acostumada a usar a internet de uma forma digamos interativa. Estou me beneficiando muito das dicas de seu blog, bem como o de outras meninas. Não sabia da importancia de ser participativa, por isso estou tentando ver se acerto mandar um comentário.
Bjs e sucesso.
Andréa

Mnemósine disse...

olha eu gosto muito deste blog e eu confio na sua opinião. inclusivamente eu "favoritei" vários posts para quando eu precisar de produtos novos poder fazer a comparação facilmente e não esquecer os produtos mais recomendados.
Eu não costumo comentar aqui porque a informação é clara e 1)eu não tenho dúvidas depois de ler; 2) eu não experimentei por isso não tenho nada a acrescentar.

Nadia disse...

Eu também tenho um blog e notei que recebo visitas, mas poucos comentários.
Creio que isso seja um sintoma: as vezes as pessoas se inscrevem em vários blogs e acabam não conseguindo ler/comentar em todos, no meu blog tenho uma lista e os poucos que estão lá (incluindo o Ranking), tento sempre acompanhar e comentar.
Nos ultimos posts aqui não comentei não foi porque o texto não estava bom, muito pelo contrario comecei meu blog baseada na maneira como voce escreve o seu, porem não tinha o que falar e não tinha certeza de que escrever: oi, li seu post ficaria bom.
Não se preocupe tenho certeza de que a saude de seu blog está bem, só suas seguidoras que estão um pouco enroladas para comentar.
Bjo.

Anônimo disse...

Larissa,
Leio seu blog todo dia. Gosto mto pq vc me transmite seriedade e siceridade, então acredito nos seu vereditos. Nunca comento pq sem pre leio do celular entre uma coisa e outra. O fato nunca ter recebido resposta aos meus comentários em outros blogs ( exceto a Thais do coisas de diva ), também não me incentiva a chegar em casa e abrir o computador só pra dizer oi . Mas hj nao podia deixar de dizer o qto aprecio o seu trabalho. Bjs Flavia Dorea

Hevellyn disse...

Olá Larissa!
Dias desses eu comentei com uma amiga minha a respeito disso: como que em algumas postagens eu consigo um número razoável de comentários e alguns não passam de zero? Sei que meu blog recebe um número considerável de visitas diárias, pois acompanho esse índice, mas os comentários só aparecem com uma consistência maior por parte de pessoas desconhecidas durante o período de sorteios. Sem dúvida eu tenho um pequeno público fiel que aparece na maioria dos meus posts e eu faço questão de responder a cada um no meu próprio blog e nos blogs das outras meninas retribuindo a visita, acho mais do que justo. Confesso que tb não comento em todos os que visito, às vezes por estar na correria ou pelo fato de a caixa de comentários não colaborar e travar toda hora ou até mesmo por saber que não haverá uma resposta por parte do dono do blog, o que me passa a impressão de ser algo meio distante onde o blogueiro fica meio que com uma atitude superior em relação aos súditos que os seguem.
Gostei da discussão que vc levantou!
Bjs

Georgia Jácome disse...

Meu motivo em especial para não comentar é que a gente visita muitos blogs, e quando vai comentar tem que escrever o comentário, fazer loggin no google, e em muitos blogs ainda colocam aquelas palavrinhas pra digitar (um saco) e ainda por cima tem que esperar a aprovação do propietário pro comentário aparecer! É praticamente um parto hehe =)

Georgia Jácome disse...

Mas não é o caso do seu ;) Esqueci de dizer! Aqui é fácil de comentar, estou falando em geral ;)

Caroline disse...

Adoro ler seus posts mas nem sempre escrevo acho q é preguiça mesmo heheheh!

Caroline disse...

adoro seu blog sempre leio mas nem sempre escrevo é preguiça mesmo hehehhe

Anônimo disse...

Primeira vez que visito o blog e me deparo logo com este post... interessante. Acho que a preguiça dos leitores é o principal motivo para a escassez de comentários. Mas acho também que quando o texto é bem escrito, independetemente do assunto, surge a vontade de trocar idéias. E textos bem escritos não são muito fáceis de se encontrar na blogsfera (não estou me referindo aos seus, afinal, como disse antes, é a primeira vez que entro aqui e, portanto, não os conheço). Só uma dica: acentue as palavras. É muito incômodo ler um texto não acentuado, pelo menos pra mim.

Ana disse...

OI Larissa

Leio todos os posts e acesso todos os dias. Gosto muito do teu blog e acho ele super util.
Quando o produto não tem no Brasil, eu anoto, para quando viajar ou encontrar on line já estar sabendo do que se trata e o que esperar.
Raramente comento, mas vou tentar me ligar e comentar mais.
Bjs e continue assim.

Ana

Lilian disse...

Oi Lari! te entendo perfeitamente, lá no meu blog (que alias já convidei vc para dar uma olhada) às vezes só recebo 3 ou 4 comentários e isso desmotiva mesmo! Mas acredito que seja por preguiça de escrever das leitoras... Eu, às vezes, leio todas as novidades para depois comentar e procuro fazer isso em vários post de blogs que sigo (como o seu).. Bola pra frente pq adoro o que vc publica ;) Vá lá no meu tb :) papoentredivas.blogspot.com

Vanessa disse...

Oi Larissa,
eu leio seu blog quase sempre, acho as resenhas que você faz sinceras e bem ponderadas, adoro.
Não sei se é preguiça, mas prefiro comentar quando acho que tenho algo de interessante a acrescentar ou quando me identifico com algum ponto no post, como muitos são de produtos aos quais não tenho acesso, não tenho muito a dizer.
Quanto à quantidade de comentários, olha, tem blog que tem muitos comentários mas a maioria é de puxa-saquismo e sem conteúdo, francamente, dou muito mais valor a um blog como o seu que tenha poucos comentários mas conteúdo bom.
Eu já não ligo quando não respondem meu comentário, mas no caso específico em que a gente faz alguma pergunta para a dona do blog e fica no vácuo, isso é meio desestimulante. Não foi o seu caso, mas já aconteceu isso num desses blogs mais famosos e eu nunca mais comentei, deu a impressão de que comentar ou não dá na mesma, então passei a apenas ler.

Ana Carolina disse...

Larissa, eu adoro seu blog, assino o feed e nunca comentei, mas pensando pelo lado de quem escreve, não custa dar uma palavrinha aqui de vez em quando.

Acho seus textos excelentes, diretos e claros.

Vou comentar mais viu?

Beijosss

Anônimo disse...

Oi Larissa,eu queria muito tirar uam dúvida e tô aproveitando esse post pra fazer isso.
É a respeito de compras internacionais pela internet.Eu queria saber se caso eu compre 20$ em um site e no mesmo dia compre mais 40$ em outro site internacional, eu corro o risco da alfândega cobrar a tal "taxa"?Não sei,se vieram pra cá na mesma semana,no mesmo CEP e tal..Ou só cobram mesmo compras que passem de 50$ no mesmo site.

Karola disse...

Larissa, calma, você é muito importante no meu dia-a-dia não desanima! hahahahaa
Enfim, eu sempre olho seu blog, está salvo nos meus favoritos no seleto grupo de melhores blogs, mas não comento pois muitas vezes não conheço o produto ou não me interesso, mas realmente as dicas são muito importantes. Vou interagir mais com as blogueiras, pois é meu passatempo e pra mim uma injeção de auto-estima, só em ler já fico mais feliz.
um grande abraço!

Anônimo disse...

Larissa,
Já que vc quer sinceridade, lá vai...
Eu gosto de ler seu blog, mas as vezes sinto que vc nao cria uma interatividade com as leitoras, talvez seja pelo jeito que vc escreve, essa forma de resenha acaba sendo mais "fria" né, uma coisa bem jornalistica digamos.
Mas eu achei que era essa sua intenção, pq o seu blog sempre me pareceu como um blog jornalistico, e não como um blog de amigas virtuais trocando informações.
Eu sempre leio seus posts, mas essa é a sensação que eu tenho sobre a maneira que vc escreve, talvez outras pessoas tb sintam isso, e esse seja o motivo dos poucos comentários.
Bjs,
Laura

vania disse...

olaa :)

Tenho uma dúvida, quando uso base parece que a base fica depositada nos poros, ou seja, às vezes em certas zonas da face parece que ficam pontinhos mais escuros. Isto acontece-me com todas as bases que já experimentei. Eu tive umas borbulhitas na adolescencia e apesar de não ter ficado com marcas, os poros na zona das maçãs do rosto notam-se um pouquinho. Normalmente uso o meu hidratante e depois aplico a base. O que aconselhas para evitar isso?

bjinhu*

Bell Pimentel disse...

Super interessante isso. Eu também tenho um blog e muito me preocupo com os poucos comentários. Por isso [também] que durante as minhas visitas pela blogosfra procuro comentar em todos os blogs que entro.

Saudações fashionistas, Bell!
[http://fashionistabaiana.blogspot.com/]

Aline Ramos disse...

eu venho notando a queda nos comentarios do meu blog, embora haja aumento de visitas. Acho que o povo anda com muita preguiça de comentar. É uma pena porque, além de um feedback sobre o blog e o post, os comentarios tambem servem para a gente conhecer melhor nossas leitoras. Eu sempre tento responder aos comentarios, responder duvidas..
Tambem já fiz um post assim mas nao tive muuuito sucesso ainda nao! hehehhehehehe
beijoooo

Carol Patricio disse...

Oi Larissa!
Eu já comentei algumas vezes aqui antes, mas entro toda vez que tem postagem nova!
Eu mal comento por vários motivos: eu leio pelo netvibes/leitor de feeds, daí pra comentar é todo um processo (curto e sem dor, mas aí entra o fator preguiça!). E tem também o motivo de comentário útil, que se eu não tiver nada de interessante/engrandecedor/útil pra comentar, melhor ficar calada. E como ex-dona-de-blog, eu sei como é triste não receber tantos comentários, mesmo com muitas visitas diárias.
Acho que vou deixar minha preguiça de lado e comentar mais vezes, então!
Beijo, adoro ler o Ranking!

Anônimo disse...

Eu sempre leio o blog , não comento mas gosto bastante, os textos são ótimos sinto como se estivesse falando com vc ao vivo e a cores,adoro o blog e todo dia dou uma passadinha aqui pra ver as novidades...um xeru grande!!!!

Andréia disse...

Hahaha esse post vai ser recorde de comentários rs

Mas sei bem o que é isso, comecei um blog agora e é chatão escrever e não receber um retorno. Mas tb não me chateio, sei que eu mesma morro de preguiça de comentar nos blogs que visito. Por exemplo: acompanho seu blog sempre e ele foi super útil quando fui pra Londres e comprei coisas de beaute, pois muitas marcas só tinha lido resenhas aqui, mas mesmo assim acho que hj é a primeira vez que comento.

Não desanime, seu blog é ótimo!!

Beijos

http://deliriosdebeaute.blogspot.com/

Patrícia disse...

Olááá!!Sou de recife, PE e Nunca comento aqui por conta da correria!!! Visito diariamente teu blog! ele É MARAVILHOSO!! Sério!!!!!!!!! Um grande abraço

Anônimo disse...

Compartilho do mesmo desmotivador que algumas das meninas aqui. Falta de resposta para os comentarios, inclusive quando comentei sobre uma marca que adoro e sobre a qual gostaria de ver resenhas, ja que vc ta ai na Inglaterra, ja que essa marca nao tem no Brasil e tem ai e eh super popular. A unica vez que recebi uma resposta, deveras mal-educada, foi quando critiquei um produto sobre o qual vc comentou, voce levou a critica ao produto como um ataque pessoal, e ainda pediu para eu nao mais visitar o blog. Ora, se vc responde a comentarios que te desagradam, porque nao pode responder aos comentarios agradaveis que 99,9% das meninas postam? Sinceramente, parei de comentar porque da a impressao que a opiniao das leitoras nao tem a menor importancia. Eu nao tenho blog, mas acho que a diferenca de um blog e uma revista eh que no blog vc tem interacao.

Unknown disse...

Meninas,
acho que este post foi importante para todas nos, visto que a intencao dele nao era dar bronca em ninguem, e sim questionar um comportamento dos leitores de blogs em geral.

Como varias blogueiras comentaram aqui, escrever e nao receber nenhum comentario e bastante desanimador. Mas nao posso deixar de notar tambem o ponto de vista de algumas leitoras, que reclamam da falta de resposta das blogueiras, inclusive desta que vos escreve.

Peco desculpas caso nao tenha respondido algum comentario, prestarei mais atencao nesta interacao daqui para frente. Gostaria tambem de explicar que alguns comentarios nao sao respondidos, pois sao uma afirmacao que nao exige resposta da blogueira, apesar de serem bastante interessantes.

Acho tambem que o tom dos meus posts nao incita uma conversa entre as leitoras, uma vez que ainda carrego comigo um pouco da escrita jornalistica que utilizei como reporter de revista por alguns anos.

Agradeco a todos os comentarios neste post, pois acho muito importante saber a opiniao de voces.

Beijos,
Larissa

yandra disse...

Opa! Vou aproveitar o post e 'me justificar'!
No início do meu interesse por produtos/dicas de beleza eu achei o blog pelo google... e se não me engano estava procurando opinião sobre uma base da natura! Enfim... achei o blog sozinha e amei demais!! Vi as postagens antigas e não via a hr de virar o dia pra ler um post novo! Mas ai os produtos nacionais foram perdendo espaço p/ os importados ou os de dificil acesso a mim que sou de
Fortaleza e o costume de vir aqui foi desaparecendo...
Eu entendo que tu ta em Londres e tem facil acesso aos produtos importados...mas eu acho que tu poderia faze rum paralelo com os produtos daqui! Tipo usar um desses ai.. urban decay e falar algo que se aproxime, entende?! Eu adoro maquiagem, creme mas n estou disposta a gastar os tubos por produtos importados e etc...podendo utilizar um similar! ;]
é isso!
No mais adoro o formato do blog, as notas que tu da dos produtos, veredito, preço...isso é otimo!!!

é isso ai!

xero!

Karen Mattos disse...

Oi Larissa!

eu adoro todos os seus posts, tds os dias espero ansiosamente por eles... mas nunca comento pq assino o feed, e por lá não tem como comentar... mas não desanime não! adoro seu jeito de escrever e explicar sobre os produtos... já li tds os arquivos!
beijo e boa semana!

Pessoa número 7 disse...

Eu comento quando posso...
É que eu mal uso cosméticos tradicionais, então costumo não ter o que falar x.x'
Batom, sombra, base, corretivo, uso tudo de empresa pequena tipo Fyrinnae, Meow cosmetics, etc...
Mas acho seu blog ótimo, super informativo e bem-feito. Espero que saiba disso...

Cris disse...

Eu leio o blog sempre, mas, como já disseram por aqui, eu acabo lendo tudo no Google Reader e aí nem entro nos blogs mesmo e acabo não comentando...demorou pro GReader dar um jeito de comentarmos, rs!
Aos poucos estou tentando ser mais ativa porque, mesmo nao sendo blogueira, imagino que caso eu fosse iria gostar de ter um retorno dos meus leitores!
Realmente acredito que essa tendência piorou depois dos readers, mas acho que os blogueiros se pronunciares ajuda bastante a reverter!

Ana disse...

oi larissa,

Como muitas meninas disseram, eu também já comentei algumas vezes no seu blog e você nunca respondeu daí que visito sempre - isso não mudou não - mas deixei de comentar. :-)

Anônimo disse...

...sorry... mas tenho preguiça e o tempo pra ler blogs é currrto...

Mas concordo, acho que a discussão ajudaria...

Boa sorte.

Andrea disse...

Bom, eu costumo sempre fazer algum comentário nos blogs que visito....claro que não é regra mas procuro deixar alguma opinião sobre o tema exposto.
Assim como acho de vital importância quando as meninas comentam lá no meu bloguito.
Beijos
Andrea

Anônimo disse...

De que adianta comentar se nao ha um retorno por parte do blogueiro. 'E frustrante comentar ou fazer perguntas se elas nao sao respondidas.

WADT disse...

Venho aqui quase todos os dias, já comprei produtos que vc resenhou bem, e ja indiquei pra varias amigas seu blog. Talvez por vc ser objetiva, não comentamos.

DANIELA disse...

Vou te falar o que penso DE VERDADE. A maioria das suas leitoras são brasileiras pobres, que talvez nunca terão a oportunidade de ir ao exterior ou de fazer uma compra internacional. Eu falo por mim. Sou mãe de família, não ganho tão mal, posso até ter cartão internacional, mas não tenho coragem, sabe?
E a MAIORIA dos produtos que vc posta, é importado!
É legal? É. Mas é uma produto que está bem fora do meu alcance (e da maioria).
Claro que tem a preguiça e tal, mas vc pode notar que nos sites onde falam mais sobre produtos nacionais, tem mais comentários, pq é algo que vc tem a real possibilidade de adquirir.
Gosto MUITO do seu blog, muito mesmo. Te acho muito carismática e que escreve com muita sinceridade.

Anônimo disse...

Eu não concordo com a Daniela, você posta bastante produtos nacionais. Produtos que inclusive eu que moro aqui em são paulo e nem vi ainda nas prateleiras e vc ja ta ai usando. E acho legal vc postar produtos importados, quando eu fui pra londres eu comprei muita coisa seguindo suas indicações de marcas, e muitas bem baratex.
Bjs,
Laura

Adriana Rodrigues disse...

LARISSA,

Novamente comprei um produto de marca confiável por vc, da KORRES, para os cabelos. Após usá-lo, se quiser, posso lhe dizer o que achei dele.
Adoro seu blog, e diante de sua generosidade e atenção, em variar os temas, produtos, necessidades, vc está de parabéns.
Vejo alguns pontos a serem notados com atenção:

- NÃO É VERDADE QUE A MAIORIA DO QUE VC POSTA É IMPORTADO, nem de longe. Vejo muitos produtos acessíveis (baratos e vendidos no Brasil) às brasileiras. Sem contar que há inúmeros sites de compras estrangeiros que vendem produtos importados pela web, a preços muuito em conta. Mais baratos até que muitos nacionais! Nunca tive problemas com isso, pois escolho sites confiáveis. É ótimo.
A exemplo disso: o site Morangão está com 10% de desconto em produto para os cabelos, e há vários produtos muito bons, como o que comprei da marca KORRES, por menos de R$50,00 (Máscara hidratante com manteiga de karité e vitaminas), que vai durar meses. Mais barato que muito nacionais e de qualidade superior.

OUTRA. Li também que há quem comente por causa da busca de sorteio, chato isso. Penso que estes comentaristas, na verdade, desprezam as informações preciosas postadas no blog, que poderm dar um norte a escolha de produtos pessoais a cada uma de nós.

Sorry meninas, mas diante de tantas dicas legais que eu já aprendi com este blog, com a Larissa, eu é quem deveria presenteá-la. É uma questão de reciprocidade, de agradecimento pelo carinho.

ALIÁS, ESTAMOS FALANDO DE RECIPROCIDADE, de postar algo e obter resposta, ação e reação, ato e atitude, ida e volta, visão e reflexo, de ir e vir, e é tão simples, é natural do dia a dia, basta dar seu in put, mostrar sua forma de ver e entender o que leu, o que quer... dar sua opinião é importante, para saber se estamos na mesma sintonia, o que o outro quer e espera... fazemos isso o tempo todo na vida, seja com a família, nos relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais, amigos...por que não neste blog???
Preguiça? AI! não deem lugar a este veneno, pois se alguém se descuida de coisas tão simples, tenho até medo de tentar entender todo o resto.

Vamos exercitar a RECIPROCIDADE, para aguçarmos nossos sentidos!!

Vamos trocar idéais, expriências, nos enriquecer de informações interessantes, que nos deixem mais saudáveis, felizes e mais bonitas!

EM SUMA: LARISSA, seu blog é ótimo, seus posts & coments também!!!

OBRIGADÍSSIMA!!!!!

Sim, pela simpatia, atenção, carinho e dicas preciosas que já nortearam inúmeras escolhas minhas, aproveito suas experiências sempre.

Bons ventos a vc!! A todas nós!!

Bjsss,

Adriana Rodrigues/ RJ
Seguidora sempre!

Adriana Rodrigues disse...

LARISSA,

Novamente comprei um produto de marca confiável por vc, da KORRES, para os cabelos. Após usá-lo, se quiser, posso lhe dizer o que achei dele.
Adoro seu blog, e diante de sua generosidade e atenção, em variar os temas, produtos, necessidades, vc está de parabéns.
Vejo alguns pontos a serem notados com atenção:

- NÃO É VERDADE QUE A MAIORIA DO QUE VC POSTA É IMPORTADO, nem de longe. Vejo muitos produtos acessíveis (baratos e vendidos no Brasil) às brasileiras. Sem contar que há inúmeros sites de compras estrangeiros que vendem produtos importados pela web, a preços muuito em conta. Mais baratos até que muitos nacionais! Nunca tive problemas com isso, pois escolho sites confiáveis. É ótimo.
A exemplo disso: o site Morangão está com 10% de desconto em produto para os cabelos, e há vários produtos muito bons, como o que comprei da marca KORRES, por menos de R$50,00 (Máscara hidratante com manteiga de karité e vitaminas), que vai durar meses. Mais barato que muito nacionais e de qualidade superior.

OUTRA. Li também que há quem comente por causa da busca de sorteio, chato isso. Penso que estes comentaristas, na verdade, desprezam as informações preciosas postadas no blog, que poderm dar um norte a escolha de produtos pessoais a cada uma de nós.

Sorry meninas, mas diante de tantas dicas legais que eu já aprendi com este blog, com a Larissa, eu é quem deveria presenteá-la. É uma questão de reciprocidade, de agradecimento pelo carinho.

ALIÁS, ESTAMOS FALANDO DE RECIPROCIDADE, de postar algo e obter resposta, ação e reação, ato e atitude, ida e volta, visão e reflexo, de ir e vir, e é tão simples, é natural do dia a dia, basta dar seu in put, mostrar sua forma de ver e entender o que leu, o que quer... dar sua opinião é importante, para saber se estamos na mesma sintonia, o que o outro quer e espera... fazemos isso o tempo todo na vida, seja com a família, nos relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais, amigos...por que não neste blog???
Preguiça? AI! não deem lugar a este veneno, pois se alguém se descuida de coisas tão simples, tenho até medo de tentar entender todo o resto.

Vamos exercitar a RECIPROCIDADE, para aguçarmos nossos sentidos!!

Vamos trocar idéais, expriências, nos enriquecer de informações interessantes, que nos deixem mais saudáveis, felizes e mais bonitas!

EM SUMA: LARISSA, seu blog é ótimo, seus posts & coments também!!!

OBRIGADÍSSIMA!!!!!

Sim, pela simpatia, atenção, carinho e dicas preciosas que já nortearam inúmeras escolhas minhas, aproveito suas experiências sempre.

Bons ventos a vc!! A todas nós!!

Bjsss,

Adriana Rodrigues/ RJ
Seguidora sempre!

Adriana Rodrigues disse...

LARISSA,

Novamente comprei um produto de marca confiável por vc, da KORRES, para os cabelos. Após usá-lo, se quiser, posso lhe dizer o que achei dele.
Adoro seu blog, e diante de sua generosidade e atenção, em variar os temas, produtos, necessidades, vc está de parabéns.
Vejo alguns pontos a serem notados com atenção:

- NÃO É VERDADE QUE A MAIORIA DO QUE VC POSTA É IMPORTADO, nem de longe. Vejo muitos produtos acessíveis (baratos e vendidos no Brasil) às brasileiras. Sem contar que há inúmeros sites de compras estrangeiros que vendem produtos importados pela web, a preços muuito em conta. Mais baratos até que muitos nacionais! Nunca tive problemas com isso, pois escolho sites confiáveis. É ótimo.
A exemplo disso: o site Morangão está com 10% de desconto em produto para os cabelos, e há vários produtos muito bons, como o que comprei da marca KORRES, por menos de R$50,00 (Máscara hidratante com manteiga de karité e vitaminas), que vai durar meses. Mais barato que muito nacionais e de qualidade superior.

OUTRA. Li também que há quem comente por causa da busca de sorteio, chato isso. Penso que estes comentaristas, na verdade, desprezam as informações preciosas postadas no blog, que poderm dar um norte a escolha de produtos pessoais a cada uma de nós.

Sorry meninas, mas diante de tantas dicas legais que eu já aprendi com este blog, com a Larissa, eu é quem deveria presenteá-la. É uma questão de reciprocidade, de agradecimento pelo carinho.

ALIÁS, ESTAMOS FALANDO DE RECIPROCIDADE, de postar algo e obter resposta, ação e reação, ato e atitude, ida e volta, visão e reflexo, de ir e vir, e é tão simples, é natural do dia a dia, basta dar seu in put, mostrar sua forma de ver e entender o que leu, o que quer... dar sua opinião é importante, para saber se estamos na mesma sintonia, o que o outro quer e espera... fazemos isso o tempo todo na vida, seja com a família, nos relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais, amigos...por que não neste blog???
Preguiça? AI! não deem lugar a este veneno, pois se alguém se descuida de coisas tão simples, tenho até medo de tentar entender todo o resto.

Vamos exercitar a RECIPROCIDADE, para aguçarmos nossos sentidos!!

Vamos trocar idéais, expriências, nos enriquecer de informações interessantes, que nos deixem mais saudáveis, felizes e mais bonitas!

EM SUMA: LARISSA, seu blog é ótimo, seus posts & coments também!!!

OBRIGADÍSSIMA!!!!!

Sim, pela simpatia, atenção, carinho e dicas preciosas que já nortearam inúmeras escolhas minhas, aproveito suas experiências sempre.

Bons ventos a vc!! A todas nós!!

Bjsss,

Adriana Rodrigues/ RJ
Seguidora sempre!

Adriana Rodrigues disse...

LARISSA,

Novamente comprei um produto de marca confiável por vc, da KORRES, para os cabelos. Após usá-lo, se quiser, posso lhe dizer o que achei dele.
Adoro seu blog, e diante de sua generosidade e atenção, em variar os temas, produtos, necessidades, vc está de parabéns.
Vejo alguns pontos a serem notados com atenção:

- NÃO É VERDADE QUE A MAIORIA DO QUE VC POSTA É IMPORTADO, nem de longe. Vejo muitos produtos acessíveis (baratos e vendidos no Brasil) às brasileiras. Sem contar que há inúmeros sites de compras estrangeiros que vendem produtos importados pela web, a preços muuito em conta. Mais baratos até que muitos nacionais! Nunca tive problemas com isso, pois escolho sites confiáveis. É ótimo.
A exemplo disso: o site Morangão está com 10% de desconto em produto para os cabelos, e há vários produtos muito bons, como o que comprei da marca KORRES, por menos de R$50,00 (Máscara hidratante com manteiga de karité e vitaminas), que vai durar meses. Mais barato que muito nacionais e de qualidade superior.

OUTRA. Li também que há quem comente por causa da busca de sorteio, chato isso. Penso que estes comentaristas, na verdade, desprezam as informações preciosas postadas no blog, que poderm dar um norte a escolha de produtos pessoais a cada uma de nós.

Sorry meninas, mas diante de tantas dicas legais que eu já aprendi com este blog, com a Larissa, eu é quem deveria presenteá-la. É uma questão de reciprocidade, de agradecimento pelo carinho.

ALIÁS, ESTAMOS FALANDO DE RECIPROCIDADE, de postar algo e obter resposta, ação e reação, ato e atitude, ida e volta, visão e reflexo, de ir e vir, e é tão simples, é natural do dia a dia, basta dar seu in put, mostrar sua forma de ver e entender o que leu, o que quer... dar sua opinião é importante, para saber se estamos na mesma sintonia, o que o outro quer e espera... fazemos isso o tempo todo na vida, seja com a família, nos relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais, amigos...por que não neste blog???
Preguiça? AI! não deem lugar a este veneno, pois se alguém se descuida de coisas tão simples, tenho até medo de tentar entender todo o resto.

Vamos exercitar a RECIPROCIDADE, para aguçarmos nossos sentidos!!

Vamos trocar idéais, expriências, nos enriquecer de informações interessantes, que nos deixem mais saudáveis, felizes e mais bonitas!

EM SUMA: LARISSA, seu blog é ótimo, seus posts & coments também!!!

OBRIGADÍSSIMA!!!!!

Sim, pela simpatia, atenção, carinho e dicas preciosas que já nortearam inúmeras escolhas minhas, aproveito suas experiências sempre.

Bons ventos a vc!! A todas nós!!

Bjsss,

Adriana Rodrigues/ RJ
Seguidora sempre!

Bruna disse...

Eu parei de comentar por não receber respostas...

Mírian disse...

Larissa, seu blog é tudo!!!! eu estou sempre visitando, gosto principalmente quando vc fala sobre os produtos brasileiros, e gosto tambem pq vc fala sobre todos os tipos de cosméticos, desde maquiagem, produtos para o rosto, esmalte, até hidratantes e cremes para o corpo. Muitas dicas foram muito uteis pra mim... mas eu nao costumo comentar no seu blog, e normalmente em nenhum outro.... um pouco é por preguiça, mas também é porque eu acesso o blog do trabalho (abafa!)e o chefe nao pode perceber né...rsrsrs...
beijao, amo seu Blog!!!!!!!!!

Isa disse...

Eu concordo com vc e já sou sua
seguidora.

Eu adooooro comentar nos posts que leio. Mas tb só comento quando tenho ALGO a dizer.

Nada de "passei pra dar um oi"... rs

Deixo meu blog aqui e fique à vontade para participar!!
Seja bem-vinda!

http://isadhoracamacho.blogspot.com